Reportagem Quadrace 2025 Ferreira D'Aves - Domínio De José Feijóo Na Prova Extra De Mx
Pela segunda vez na sua história o Crossódromo da Morouça Grande acolheu uma prova de Motocross, no passado dia 5 de Outubro, uma ronda extra-campeonato que acompanhou a quarta etapa do Troféu Regional Quadrace. Após uma estreia muito promissora o Clube Motorizado Motoserranos tudo fez para colocar o recinto desportivo nas melhores condições para que todos os pilotos pudessem dar o seu espetáculo, destacando-se José Feijóo que dominou a prova de duas rodas.
Infelizmente o número de presenças foi mais reduzido que o habitual, mas ainda assim bons nomes do padock regional estavam presentes para dar o seu melhor, começando logo pela manhã de domingo com a realização dos treinos cronometrados. Ex campeão da classe Elite José Feijóo (#396) cotava-se como o mais sério candidato à vitória e desde cedo mostrou que seria difícil alguém batê-lo já que fez a volta mais rápida com um segundo de avanço sobre o seu compatriota Francisco Matias (#294), campeão da classe Promoção em 2024 e vice-campeão de Elite em 2025. A surpreender pela manhã surgia Alexandre Ferreira (#46) ao ser o terceiro mais rápido, deixando atrás de si os pilotos da casa Luís Rodrigues (#836) e Hélder Costa (#388).
Ultrapassado o período de descanso durante o almoço era dada a ordem para que os pilotos alinhassem na grelha para o arrancar da primeira manga e, assim que tal aconteceu, José Feijóo lançou-se para o comando seguido de muito perto por Francisco Matias, enquanto outro dos candidatos aos lugares cimeiros e piloto da casa, Luís Rodrigues sofria uma queda logo na primeira curva. Se para os primeiros não existiu grande história já que o líder foi-se distanciando paulatinamente do seu perseguidor, mais atrás era diferente pois Alexandre Ferreira surgia em terceiro nas primeiras voltas ao circuito, muito pressionado por Hélder Costa que queria dar uma alegria à gente da terra com a subida ao pódio. Esses apoiantes tiveram de facto razão para aplaudir à sexta volta quando, não Costa, mas sim Luís Rodrigues após uma recuperação da cauda do pelotão, surgia já no terceiro lugar de onde ninguém mais conseguiria desalojar, pese embora os perseguidores tenham andado próximos. Ferreira baixava assim a quarto por alguns voltas até que, a quatro do final, era obrigado a abandonar entregando de bandeja o quarto posto a Hélder Costa que nunca desistiu de o tentar ultrapassar. A terminar de forma isolada Tiago Nogueira (#978) apenas seria o quinto classificado já que, apesar de não rodar muito longe de quem o precedia, nunca conseguiu fazer grande pressing sobre os mesmos, deixando bastante distanciado o polivalente Tomás Mariana (#99) que acabou por conseguir levar a melhor sobre Tiago Veloso (#24) depois de rodarem grande parte da prova próximos. Entretidos na sua própria luta, mas sem hipótese de chegar mais adiante, Óscar Rodriguez (#627) andou sempre na frente de Hélder Figueiredo (#217) e Carlos Sá (#49) para serem oitavo, nono e décimo respetivamente. A não completar a prova tivemos Alexandre Ferreira e Adriano Gomes (#899).
A segunda manga acabou por ter ainda menos história que a anterior já que ao longo da mesma as trocas de posição foram muito reduzidas. Assim que a grelha de partida baixou José Feijóo lançou-se para o controlo das operações, onde nunca mais viria a ser incomodado até que a bandeira de xadrez foi apresentada. Da mesma forma Francisco Matias foi sempre um tranquilo segundo colocado do início ao fim e em terceiro, inicialmente, era perseguido por Tomás Mariana que apenas aguentou nessa posição durante duas voltas para depois ceder lugar a Luís Rodrigues e Hélder Costa, pilotos que durante algum tempo ainda rodaram próximos, mas que com o aproximar do final começaram a ficar isolados entre si. Cada vez mais desgastado por estar a participar em Mx e Qx, Mariana acabaria por também não aguentar o quinto posto mais que duas voltas já que Tiago Nogueira e Alexandre Ferreira depressa ascendiam na tabela ao rodarem bastante juntos, até que Ferreira começou a quebrar um pouco e viu Nogueira afastar-se e ser um solitário quinto. O piloto da Kawasaki não iria assim além de sexto, com os pilotos que terminaram de seguida a rodarem igualmente isolados até ao término da prova com Mariana a ser sétimo e Tiago Veloso o oitavo, enquanto lá mais atrás o mesmo trio da primeira manga lutava entre si com Carlos Sá desta feita a levar a melhor para ser nono adiante de Hélder Figueiredo e Óscar Rodriguez. Adriano Gomes completaria a lista dos pilotos classificados.
Concluído mais um dia de competição não foi muito complicado adivinhar a classificação geral já que esta foi uma réplica autêntica das duas mangas realizadas, sendo o top cinco composto por José Feijóo em primeiro, Francisco Matias em segundo, Luís Rodrigues em terceiro, Hélder Costa em quarto e Tiago Nogueira em quinto.
Apesar da temporada oficial estar terminada estes pilotos terão ainda a oportunidade de rodar mais uma vez em pista, mais concretamente no Complexo Motorizado Agostinho Cardoso “Makito” de Tarouca, para uma etapa extra-campeonato que será realizada em Novembro em conjunto com a quinta prova do Troféu Regional Quadrace. Trata-se de um traçado do agrado da generalidade dos pilotos pelo que será de esperar uma boa afluência que certamente dará um bom espetáculo. Até lá, bons treinos e não percam esse evento.
TEXTO: BIKERZ PRESS
FOTOS: BIKERZ PRESS