Reportagem Regional PentaControl Mx 2025 Nelas - José Montero Continua Linha Vitoriosa Na Classe Hobby
Chegou ao fim, no passado dia 21 de Setembro, a temporada 2025 do Campeonato Regional PentaControl Mx na aguardada visita ao Crossódromo do Vale do Gorgulhão, etapa adiada desde o mês de Agosto devido aos fogos que assolaram todo o país. Englobado no programa do dia os pilotos não federados tiveram oportunidade de rodar no traçado de mil e trezentos metros, sendo a classe hobby dominada uma vez mais pelo “visitante” José Montero.
Depois de sábado servir de mote para o dia seguinte com o início das verificações técnicas, o dia de domingo acordou com muito sol, calor e um vento forte que dificultavam a tarefa de todos os intervenientes no evento. Dezasseis pilotos hobby fizeram a viagem até à localidade beirã de Vila Ruiva, bem próximo de Nelas, para a sexta ronda de um ano em que se teve a oportunidade de assistir a belas lutas em todo o pelotão.
1º Lugar – José Montero (#191)
Dominador crónico das últimas etapas voltou a apresentar-se como o mais sério candidato ao triunfo não defraudando expetativas sendo o melhor ao longo do dia, embora desta vez não tenha liderado todas as voltas ao sentir pressão na fase inicial da primeira manga. Ainda assim a sua experiência e a conhecida rapidez em pista levaram-no ao lugar mais alto do pódio, sendo um piloto desejável a regressar às classes federadas pois estaria certamente envolvido na luta pelo triunfo.
2º Lugar – João Garcia (#259)
A surgir pela segunda vez este ano nas provas da PentaControl mostrou um bom andamento e capacidade para voos mais altos, sendo o único capaz de importunar o vencedor. Rápido a sair da grelha de partida na primeira manga logrou ainda liderar algumas voltas, acabando depois por sucumbir aos ataques do vencedor não sentindo qualquer dificuldade para aguentar o segundo posto.
3º Lugar – José Ferreira (#90)
Em estreia no Regional PentaControl, cotou-se sempre como um dos mais rápidos em pista e, se na primeira manga não conseguiu melhor que o quarto posto, na segunda redimiu-se realizando um excelente arranque e rolando em terceiro quase todo o tempo defendendo-se da melhor forma da pressão que era exercida pelo opositor que o perseguia.
4º Lugar – Jorge Martin (#9)
Piloto espanhol que mostrou capacidades para ocupar lugares mais cimeiros apesar de tripular uma “pequena” 125 face às outras motos mais potentes, no entanto um mau início na segunda manga hipotecou as chances de terminar no pódio e, apesar de se conseguir aproximar bastante do adversário, não lograria levar a melhor sobre ele contentando-se assim com a quarta marca.
5º Lugar – Rúben Carballo (#341)
Mais uma visita do país vizinho que no passado era presença assídua nas nossas pistas, escolheu este traçado para regressar ao Regional PentaControl concluindo no quinto posto, mas não de forma tranquila pois esteve envolvido em várias lutas com outros oponentes, acabando por conseguir levar a melhor sobre eles finalizando ambas as mangas no mesmo lugar em que concluiu a geral.
Apesar de o Campeonato Regional PentaControl já se encontrar concluído encontram-se ainda em falta duas etapas do Troféu Regional Quadrace onde estão previstas provas extra-campeonato para Mx, em formato Open, sendo já a próxima no dia 5 de Outubro em Ferreira D’Aves, localidade que abriu as hostilidades em 2025 e que recebeu bastantes elogios. O espetáculo estará certamente garantido pelo que convidamos todos a estarem presentes. Até lá.
TEXTO: BIKERZ PRESS
FOTOS: TRIBU CLUBE AVENTURA / NELSON ALMEIDA