Reportagem Regional PentaControl Mx 2025 Tarouca - Valdemar Lucas Sem Oposição Na Classe Hobby
O Complexo Motorizado Agostinho Cardoso “Makito” foi palco, a meio do corrente mês, da terceira prova do Campeonato Regional PentaControl Mx, um fim de semana solarengo e propício a um excelente espetáculo desportivo. Foram treze os pilotos presentes à partida para a classe não federada onde Valdemar Lucas, a surgir pela segunda vez em 2025, não deu hipótese à concorrência.
Num evento repartido pelos dois dias do fim de semana as principais sessões decorreram no domingo após as últimas tarefas burocráticas, começando pelos treinos cronometrados e aos quais se seguiram duas mangas que ditariam a classificação geral no fim do dia. De seguida falaremos dos concorrentes cuja prestação lhes permitiu ocupar os lugares cimeiras da classificação, neste caso em particular o top cinco.
#476 – Valdemar Lucas – 1º Lugar
Piloto que no passado chegou a militar nas classes federadas, demonstrando capacidades para rolar entre os primeiros. Na ronda anterior já surgiu nas lutas pela vitória na classe apesar de não conseguir o lugar mais alto do pódio e aqui em Tarouca, na sua segunda presença do ano numa prova de Mx da PentaControl, foi sem grande margem para dúvidas que dominou por completo toda a concorrência não só ao ser o mais rápido em pista como também liderando de “fio a pavio” todas as voltas de ambas as corridas.
#208 – Gabriel Pinto – 2º Lugar
Uma presença habitual em anos passados nas classes minis do Nacional de Mx, este jovem transmontano teve neste fim de semana a sua segunda participação aproveitando para se ambientar mais um pouco às motas “grandes” neste seu regresso à modalidade de onde esteve afastado alguns anos. Sempre envolvido na luta pelo pódio como na corrida anterior, acabou por levar a melhor sobre o terceiro colocado após inverterem as posições entre mangas.
#911 – Yevhenii Yurchenko – 3º Lugar
Terceiro piloto ucraniano a surgir em provas do Regional PentaControl cotou-se sempre como um dos mais rápidos e aquele que, a espaços, parecia estar em melhor condição para aproximar-se do líder. Contudo na segunda manga não conseguiu impor a mesma regularidade que na inicial e, no duelo particular que teve com o segundo colocado, acabou por sair pior devido à ordem da classificação da segunda manga.
#2 – Emanuel Canotilho – 4º Lugar
Sempre envolvido nas mais variadas contendas que iam surgindo a meio da tabela, este piloto da Suzuki acabaria por fazer valer a sua regularidade para conseguir se intrometer dentro dos cinco primeiros, beneficiando do forcing final da segunda manga que lhe permitiu nas últimas voltas subir na tabela classificativa um lugar que lhe garantia o amealhar dos pontos necessários para ser quarto globalmente.
#96 – Pedro Martins – 5º Lugar
Piloto que deu boa conta de si ao longo do dia, principalmente na segunda manga onde rapidamente subiu até ao quarto posto em que terminou esta. Infelizmente um mau início na manga inaugural colocavam-no na cauda do pelotão e obrigava a esforço redobrado penalizando-o em termos pontuais numa classificação geral em que apenas dois pontos separavam o quarto do sétimo colocado.
Concluída esta terceira corrida do ano do Campeonato Regional PentaControl os pilotos têm algum tempo para descansar e preparar a próxima etapa que se irá realizar no início de Junho, na localidade de Mundão. Numa zona onde os aficionados de desportos motorizados são grandes é de esperar mais um grande evento pelo que convidamos todos a comparecer.
TEXTO: BIKERZ PRESS
FOTOS: BIKERZ PRESS & CSA PHOTOS