Reportagem Regional PentaControl Mx 2025 Vila Cova Coelheira - Filipe Cunha Mais Líder Ao Vencer Classe Promoção
A localidade de Vila Cova à Coelheira, na província da Beira Alta, foi palco no passado mês de Abril da segunda etapa do Campeonato Regional PentControl Mx, dando assim seguimento a uma competição cujo arranque foi de enorme espetacularidade e equilíbrio. Novamente a mais concorrida do dia, a classe Promoção voltou a ter imensas lutas até ao seu final, com vários pilotos a demonstrarem capacidade de atingir o triunfo que, no final, voltou a ficar entregue a Filipe Cunha.
O Complexo Motorizado Dinis de Carvalho engalou-se em Abril para receber um evento de dois dias com as segundas provas do ano no Campeonato Regional PentaControl Mx e no Troféu Regional Quadrace, a primeira de quatro previstas neste formato, onde as principais emoções ficam reservadas para o domingo com a realização dos treinos cronometrados e das duas mangas pontuáveis. Com trinta e um pilotos presentes a classe Mx de Promoção voltou a ser a que mais pilotos viu alinhar atrás da grelha de partida, com os seus principais animadores presentes e com vontade de atingir o lugar mais alto do pódio. Na sessão cronometrada realizada pela manhã Pedro Azevedo (#829) mostrou o porquê de ser um dos crónicos candidatos à vitória ao rubricar a melhor volta com apenas oito centésimas de segundo de avanço sobre Tiago Barbosa (#399), ao passo que no terceiro posto, e dentro ainda do mesmo segundo, encontrávamos Paulo Gomes (#296). Vencedor na ronda inaugural Filipe Cunha (#179) era também um dos mais fortes em pista ocupando o quarto posto adiante de Hugo Carvalho (#87) que assim encerrava o top 5.
Com as forças recuperadas após um pequeno período de descanso os pilotos começavam a alinhar-se atrás da grelha de partida para a primeira manga do dia e, assim que foi dado sinal de partida e esta caiu, Filipe Cunha lançou-se para o comando das operações ao rubricar o holeshot na frente de Fábio Mendes (#71) e do estreante Rui Armada (#113). Não demorou muito a que as mexidas na classificação acontecessem já que, ainda na primeira volta e apesar de Cunha continuar no comando, atrás de si já vinham a pressionar Paulo Gomes e Tiago Barbosa com o primeiro a lograr na volta seguinte ascender à liderança das operações relegando o piloto da Gas Gas para o segundo posto. Contudo voltou a ser uma situação de pouca duração pois na terceira volta começava a cometer alguns erros que o faziam baixar para quarto, entregando novamente o comando a Filipe Cunha que, a partir desse momento, foi conseguindo amealhar alguns segundos sobre os perseguidores aproveitando da melhor forma o tempo perdido por estes na animada luta que se desenrolava pelos restantes postos do pódio. Com a descida de Gomes na tabela classificativa o segundo posto ficou entregue a Tiago Barbosa que, após ser suplantado, tinha de se acautelar das investidas de Hugo Carvalho, a recuperar de um lugar fora dos dez primeiros à saída da primeira curva, em busca de melhores posições que lhe permitissem recuperar os pontos perdidos na ronda inaugural. O pressing realizado durante algumas voltas acabou por ter os seus resultados à sexta passagem pela linha de meta ao subir mais um lugar para segundo, fazendo Barbosa cair definitivamente para terceiro de onde numa mais seria desalojado. Obrigado a esforços redobrados esteve Pedro Azevedo pois na curva inicial aparecia na cauda do pelotão, no entanto a velocidade estava presente e depressa subiu na classificação até se instalar em quarto quando já estávamos muito perto do tempo de corrida se esgotar, deixando a cerca de dez segundos de distância Tiago Marques (#491), primeira moto a dois tempos a surgir na tabela classificativa para concluir em quinto após uma corrida bastante regular e dentro de um espaço reduzido de lugares. Apesar de ainda ter liderado, e como referido anteriormente, Paulo Gomes foi cometendo alguns erros que o fizeram cair na classificação culminando no sexto lugar final perdendo o último lugar de todos para Marques quando faltavam somente duas voltas para o término, ainda assim suficiente para deixar com um atraso já considerável, na sétima marca, Tiago Nogueira (#978) que aí rodou grande parte do tempo. Com um bom início, mas a sentir dificuldades nas primeiras voltas, Fábio Mendes não conseguiu ir além do oitavo posto com uma diferença muito curta para Márcio Francisco (#221) e Alexandre Ferreira (#46) com quem andou “entretido” grande parte do tempo para concluírem em nono e décimo respetivamente.
Cumprido o horário de almoço chegava a hora de lançar os pilotos novamente à pista para as segundas mangas do dia e, nesta classe em concreto, quase todos os mais rápidos não se quiseram deixar ficar para trás lutando metro a metro por chegar em primeiro à curva e, apesar de três pilotos terem entrado nesta lado a lado, o holeshot acabaria por sorrir a Pedro Azevedo. No entanto a pressão já era movida pelo vencedor da manga inaugural Filipe Cunha que, por sua vez, trazia na sua peugada Fábio Mendes, Hugo Carvalho e Rui Armada que mostrava novamente ter apetência para bons inícios de prova. Pese embora as diferenças serem reduzidos entre os pilotos, as trocas de lugar foram escassas no que diz respeito aos primeiros lugares já que somente na quinta volta é que Cunha via os seus pressings surtir efeito trocando de posição com o líder Azevedo, passando desde esse momento e até a bandeira de xadrez ser mostrada a rodar nesta ordem sempre juntos entre si. Quanto ao terceiro posto este foi ocupado, desde a primeira volta, por Hugo Carvalho que, andando encostado aos comandantes quase todo o tempo, acabou por perder um pouco de distância nas últimas voltas o que o impedia de sonhar com voos mais altos, cotando-o mesmo assim como o terceiro melhor adiante de Fábio Mendes que chamou a si grande parte de tempo o quarto posto pese embora, durante quatro voltas e a meio da prova, ser relegado para quinto por troca com Tiago Barbosa. Aliás estes pilotos nunca desarmaram entre si andando sempre completamente colados em busca do melhor lugar, contudo no final o piloto da Kawasaki conseguiu mesmo levar a melhor sobre o adversário da Yamaha. À semelhança da manga anterior Tiago Nogueira voltou a rodar de uma forma bastante consistente ao longo de todo o tempo e, sendo incapaz de acompanhar quem terminou à sua frente, acabou por ter de se haver com quem o perseguia, nomeadamente Tiago Marques que, após um mau arranque, foi subindo paulatinamente na tabela e aproximou-se de forma perigosa do seu oponente sendo ainda assim infrutífero pois não conseguiu melhor que o sétimo lugar. Atrás de si vimos dois pilotos que também tiveram de fazer uma corrida de trás para a frente, Alexandre Ferreira e Paulo Gomes, prejudicados por um mau início que os obrigou a maior empenho para subirem a oitavo e novo somente nas últimas duas voltas ao conseguirem levar a melhor sobre Rui Armada que, nesta sua primeira aparição, para além dos arranques sempre entre os primeiros mostrou bons indicadores para o futuro caso consiga manter o ritmo elevado durante toda a prova.
Terminado o dia e feitas as contas gerais da prova foi sem grande surpresa que o lugar mais alto do pódio foi ocupado por Filipe Cunha pela segunda vez entre outras tantas corridas, ficando a ladeá-lo Hugo Carvalho em segundo, Pedro Azevedo em terceiro, com Tiago Barbosa e Fábio Mendes a completarem a tabela dos cinco primeiros. No que ao Campeonato diz respeito Filipe Cunha aproveitou esta ronda para dilatar a sua vantagem para treze pontos sobre Hugo Carvalho que, por sua vez, vê Tiago Barbosa a somente dois pontos de distância, A encerrar os cinco mais até ao momento encontram-se Pedro Azevedo em quarto e David Carballo em quinto, ele que neste fim de semana esteve muito abaixo das suas possibilidades.
Com a segunda etapa concluída os pilotos têm cerca de um mês para aprimorarem as suas condições já que a próxima corrida será realizada nos dias 10 e 11 de Maio, novamente num formato de dois dias, naquele que é considerado pela grande maioria dos pilotos um dos melhores circuitos nacionais, mais concretamente o Complexo Motorizado Agostinho Cardoso “Makito” situado em Tarouca. Este está a ser um dos anos mais equilibrados e emocionantes na classe Promoção que há memória pelo que o espetáculo estará seguramente garantido e não o devem perder. Até lá, bons treinos.
TEXTO E FOTOS: BIKERZ PRESS