Reportagem Quadrace 2025 Ferreira D'Aves - Protagonistas Promoção E Hobby
Três semanas volvidas desde que o Troféu Regional Quadrace se estreou na localidade de Ferreira D’Aves, próximo de Viseu, e a PentaControl relembra hoje aqueles que ao longo do dia de competição, das classes Promoção e Hobby, presentearam o público que se deslocou até ao Crossódromo da Morouça Grande com bonitas lutas numa corrida que foi realizada em formato Open, ou seja com todas as classes conjuntas.

Como é usual nos dias de competição, o 5 de Outubro começou com todas as tarefas burocráticas que qualquer evento acarreta, sendo apadrinhadas por um dia bastante solarengo e onde o vento dificultava um pouco a tarefa da organização. Com o traçado em boas condições realizaram-se pela manhã as sessões de treinos e, após a hora do almoço, os ases das motos de quatro rodas tiveram a oportunidade de se defrontar em pista em duas mangas de quinze minutos acrescidos de duas voltas.
CLASSE PROMOÇÃO
1º Lugar - #72 Víctor Pereira

Líder do Campeonato à entrada para esta quarta etapa e um dos principais animadores em termos absolutos, o piloto da Yamaha procurava manter a sua toada vitoriosa. Mais rápido da classe durante a manhã, sentiu algumas dificuldades na corrida inaugural da tarde com um início menos conseguido que não lhe permitiu ir além de segundo. Redimiu-se na segunda manga não dando hipótese ao restante pelotão para cruzar a meta em primeiro e, desta feita, manter a invencibilidade em termos gerais. A uma corrida do final lidera o Campeonato e está em boa posição para se tornar o novo Campeão Regional da classe Promoção.
2º Lugar - #10 Eduardo Queirós

A mostrar uma evolução constante de prova para prova, autor de excelentes arranques mesmo junto dos mais consagrados, foi o único, tal como na ronda anterior, a dar réplica ao vencedor da classe. Com ritmos muitos próximos pela manhã, iniciou a tarde da melhor forma ao ser dos melhores na saída da primeira curva liderando do princípio ao fim, apesar da grande pressão do segundo colocado. Na segunda, pese embora fosse o mais forte a arrancar de todo o pelotão, já não conseguiu capitalizar esse início acabando por soçobrar aos ataques do principal opositor para ser somente segundo, lugar que ocupa igualmente no Campeonato.
3º Lugar - #17 Bruno Coelho

Sempre muito regular ao longo das etapas teve uma má manhã de domingo com a sua moto a dar problemas que o levariam a completar muito poucas voltas ao traçado beirão. No entanto isso não o impediu de entrar nas corridas da tarde a todo o gás já que cotou-se como um dos mais rápidos da classe no baixar da grelha, aproveitando dessa forma para se intrometer em importantes lutas ao longo do dia que lhe dariam o último posto do pódio.
4º Lugar - #113 Daniel Fonseca

Habituado a estar na luta pelos lugares do pódio este piloto viu uma primeira manga menos conseguida hipotecar-lhe as hipóteses de chegar mais adiante, pese embora tenha conseguido obter um arranque dentro dos primeiros da classe. Contudo, com o avançar do tempo, foi caindo na tabela vendo-se obrigado a lutar na segunda manga para tentar chegar mais adiante, embora o seu esforço não lhe tenha permitido atingir melhor que o quarto posto.
5º Lugar - #77 Joel Marinho

A surpreender pela manhã com o terceiro posto da classe nos treinos cronometrados, de tarde sentiu mais dificuldades em levar a melhor nas várias contendas que teve com os vários adversários em pista, acabando por não conseguir atingir melhor que a quinta marca em termos gerais e que o coloca igualmente na luta pelo top cinco no Campeonato de Promoção.
6º Lugar - #90 Hugo Braga

Cada vez a mostrar um maior à vontade nos circuitos a transpor os respetivos obstáculos, andou grande parte de ambas as mangas a lutar por subir na classificação acabando por não o conseguir por muito pouco na primeira do dia. Ainda assim a sua regularidade coloca-o em quinto no Campeonato, posição que certamente procurará manter na última ronda do ano.
CLASSE HOBBY
1º Lugar - #08 Gonçalo Oliveira

Piloto que já se começa a tornar uma presença habitual nos eventos de Quadrace, conseguiu levar a melhor sobre o colega de equipa e único opositor da classe ao longo do dia, pese embora nem sempre tenha sido fácil já que o segundo ainda conseguiu mantê-lo sob ataque na fase inicial de cada corrida embora sem resultados práticos. Em Ferreira D’Aves o lugar mais alto do pódio foi seu.
2º Lugar - #98 Márcio Sequeira

Estreante na competição foi notória a falta de habituação a este tipo de evento e ao ritmo imposto ao longo do dia. Ainda assim conseguiu dar alguma réplica ao vencedor nas primeiras voltas de cada manga, especialmente na segunda onde a contenda durou mais tempo e as diferenças não foram tão alargadas.

Com a quarta ronda concluída resta-nos agora esperar pela quinta e última prova de 2025, naquela que será a segunda visita do ano ao Complexo Motorizado Agostinho Cardoso “Makito” situado em Tarouca, um dos circuitos mais elogiados pelo padock nacional e que certamente não vai defraudar expetativas. Com tudo ainda por decidir são esperadas grandes lutas, pelo que convidamos todos os amantes da modalidade a não perder esta oportunidade de incentivar os seus pilotos preferidos e assim tentar levar esta modalidade ainda mais longe. Não percam, esperamos por vós.
TEXTO: BIKERZ PRESS
FOTOS: BIKERZ PRESS
