Campeonato Regional PentaControl Mx 2026 » Reportagem Chaves » Lucas Araújo Vence MX65 Após Duelo Emocionante Enquanto Gustavo Mateus Controla MX50 Em Casa
No mês de Abril o Motocross regressou aos arredores da cidade de Chaves para a realização da primeira etapa pontuável para o Campeonato Regional PentaControl Mx onde, a acompanhar, encontravam-se igualmente os Kids das classes MX65 e MX50 para a sua segunda corrida do ano. Nove pilotos no total, três deles a jogar em casa, animaram bastante o público presente com as lutas a serem uma constante tendo no final despontado Lucas Araújo entre os mais velhos enquanto o “caseiro” Gustavo Mateus levava a melhor nos mais novos.

A manhã iniciou-se bem cedo com as primeiras visitas ao traçado de Vilela Seca para a realização das sessões de treinos onde, desde bem cedo, Lucas Araújo (#468) mostrava que tinha o único objetivo de levar de vencida esta ronda tendo como principal perseguidor o espanhol Leo Martinez (#216), terminando ambos separados por uns consideráveis dois segundos e meio. A não conseguir acompanhar o ritmo dos mais rápidos Diego Loureiro (#28) surgia como o terceiro colocado na frente do primeiro piloto da casa, Enzo Mateus (#84), que por sua vez deixava já bastante afastado Duarte Machado (#115) em quinto e os outros dois membros do clã Mateus em sexto e sétimo, respetivamente Gustavo Mateus (#101) como melhor MX50 adiante de Tomás Mateus (#993). A completar a tabela ficaram os irmãos Hughes com Harley (#3) a ser oitavo e segundo MX50 na frente da irmã Skyla (#46).

Depois de recuperadas as energias durante o período do almoço chegava o momento de se iniciarem as mangas de corrida e na primeira, assim que a grelha de partida baixou, Leo Martinez disparou para o comando das operações parecendo disposto a não dar oportunidades aos seus perseguidores de aspirarem chegar mais adiante. Contudo Lucas Araújo, não tendo conseguido arrancar muito bem, tinha outras ideias e se nas voltas iniciais perdeu alguns segundos, depressa começou a recuperar de tal modo que a pressão fez Martinez cometer erros que o levaram a uma pequena queda e à perda da liderança a favor do seu adversário, situação de corrida que acabou por se manter até que a bandeira de xadrez foi mostrada pese embora o jovem da Yamaha nunca tenha desistido de tentar recuperar o lugar que lhe pertencia anteriormente. Se pelo comando havia incerteza pelos lugares imediatos a história repetia-se com Diego Loureiro a ser constantemente acossado por Enzo Mateus que procurava dar maiores alegrias ao seu público, no entanto apesar das muitas tentativas de ultrapassagem nunca logrou consegui-lo sofrendo inclusivamente uma queda nas últimas voltas que deixaram Loureiro completamente à vontade para ocupar o último lugar do pódio, tendo Mateus que se contentar com a quarta marca. Mais atrás destes, a rodar isolado dos perseguidores apesar da sua moto de menor cilindrada, Gustavo Mateus foi um tranquilo quinto global e melhor na sua cilindrada, levando a melhor sobre Duarte Machado que não conseguiu acompanhar o oponente tendo de se contentar com a sexta marca. Igualmente tranquilos ao longo da corrida, Tomás Mateus seria um isolado sétimo colocado, Harley Hughes oitavo geral e segundo em MX50 e Skyla Hughes nona.

Mais um período de descanso concluído e os pilotos voltaram a perfilar-se atrás da grelha de partida preparados para mais uma emocionante guerra entre os primeiros colocados, numa repetição do que havia acontecido na primeira manga, com Leo Martinez a voltar a ser o mais rápido a sair da primeira curva, contudo desta feita Lucas Araújo tinha uma melhor saída e iniciava de imediato o seu pressing sob o piloto espanhol na tentativa de relegar o mesmo para o segundo posto, algo que acabou mesmo por acontecer quando estava a ser decorrida a terceira volta. A mostrar-se mais rápido que Martinez poderia pensar-se que Araújo iria começar a ganhar algum avanço sobre o perseguidor, no entanto isso nunca veio a acontecer com o segundo colocado a esforçar-se ao máximo para acompanhar o ritmo do comandante concluindo a corrida encostado a este embora sem o ter desfeiteado até ao término. Da mesma forma também a luta pelo último lugar do pódio teve momentos de grande espetáculo à medida que o tempo se esgotava já que Enzo Mateus, relegado para a cauda do pelotão com uma queda logo nos primeiros metros, imprimiu um ritmo avassalador face aos oponentes galgando tempo e posições até se encostar a Diego Loureiro que rodava em terceiro desde os primeiros metros. Envolvendo-se novamente numa luta titânica até ao final, somente na última volta existiram trocas de posição entre ambos com Mateus a aproveitar um deslize de Loureiro para subir ao terceiro posto em que viria a terminar, não dando oportunidade ao seu oponente de aspirar a mais que a quarta marca. Atrás destes a consistência era a palavra de ordem com as trocas a praticamente não existirem o que ditava no final a mesma ordem da manga inaugural com Gustavo Mateus a vencer a classe MX50 ao ser o quinto em termos gerais, terminando bastante à vontade face ao sexto colocado Duarte Machado, ao sétimo Tomás Mateus e aos irmãos Hughes que repetiam o oitavo e novo lugares com vantagem para Harley sobre a sua irmã Skyla.

Concluído o dia de corridas chegava o momento de fazer as coisas finais e, considerando que nas corridas foram poucas as diferenças de resultados, foi sem surpresa que tivemos Lucas Araújo como o grande vencedor do dia na classe MX65 adiante de Leo Martinez e da dupla constituída por Enzo Mateus e Diego Loureiro empatada no terceiro posto com vantagem para o primeiro, ficando Duarte Machado, Tomás Mateus e Skyla Hughes nos postos seguintes. Na classe MX50 Gustavo Mateus não teve dificuldade em vencer a classe relegando Harley Hughes para o posto seguinte. Em termos de Campeonato, tendo este sido o segundo evento do ano, se Lucas Araújo aproveitou para apoderar-se do comando das operações em MX65 tendo somente cinco pontos de adianto sobre Leo Martinez e nove sobre Diego Loureiro, já Gustavo Mateus cimentou a sua liderança em MX50 sobre Harley Hughes e Júlia Gregório, ausente desta etapa.

Com várias corridas pertencentes ao Nacional da especialidade a decorrerem nestes meses o Regional para estas classes jovens sofre um pequeno interregno o que certamente lhes permitirá aprimorar o seu andamento de modo a estarem ainda mais fortes na próxima ronda. Até lá só nos resta desejar bons treinos a todos os pilotos.
TEXTO & FOTOS: BIKERZ PRESS
