Reportagem Regional PentaControl Mx 2025 Valpaços - José Montero Sem Oposição Nos Hobby
À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos o primeiro fim de semana de Setembro ficou reservado para uma visita às festas de Valpaços, localidade transmontana que inclui no seu programa um evento pontuável para o Campeonato Regional PentaControl Mx. Já acostumado às nossas pistas o espanhol José Montero voltou a fazer uma das suas aparições esporádicas para matar saudades do país e dominar de fio a pavio a prova para os pilotos não federados.

Com o programa do evento escalonado somente para o dia de domingo esperava-se um grande ambiente dentro e fora do Crossódromo do Cabeço, no entanto o dia apresentou-se bastante cinzento e com a chuva a marcar presença. Felizmente, à medida que as sessões da manhã se iam desenrolando, o sol lá começou a dar um ar da sua graça, brilhando ao longo do resto do dia para o muito público que se encontrava ao redor do traçado.

1º Lugar – José Montero (#191)
Nome sobejamente conhecido do padock português fruto de muitos anos de participação nos nacionais e regionais da especialidade, o piloto espanhol apresentava-se a esta corrida como o principal candidato à vitória e, apesar de nos treinos ainda ter sentido pressão da concorrência, não sentiu grandes dificuldades da parte da tarde dominando por completo todas as incidências juntando mais dois triunfos em mangas ao seu já longo palmarés.

2º Lugar – Rodrigo Magalhães (#33)
Piloto que começou o dia com a terceira melhor prestação na secção de treinos cronometrados o que abria boas perspetivas para a tarde de corridas. Felizmente para ele a tarde ainda foi melhor pois um ritmo regular e bastante consistente e alguns contratempos de um dos principais candidatos ao lugar do pódio permitiram-no repetir o segundo posto em ambas as mangas que lhe valeriam o mesmo lugar em termos gerais.

3º Lugar – Aroe Figueira (#11)
Representante espanhola do sexo feminino que decidiu nos presentear neste dia com uma condução bastante técnica e rápida, dominando bastante bem a sua moto de 125cc face às motos mais potentes dos oponentes com que teve de se debater. Bem nos arranques e melhor ainda durante o tempo de prova, envolveu-se em várias disputas acabando por conseguir levar sempre a melhor sobre estes para ocupar no final o último lugar do pódio.

4º Lugar – Gabriel Ferreira (#55)
Melhor na primeira manga onde conseguiu lutar pelo último lugar do pódio até praticamente ao final, não conseguiu impor o mesmo ritmo na derradeira manga da corrida o que hipotecava as chances de concluir mais acima na tabela classificativa, sendo ainda assim suficiente para amealhar os pontos necessários a ocupar um lugar dentro dos cinco melhores, neste caso concreto o quarto à geral.

5º Lugar – Miguel Vaz (#17)
Presença já habitual nos eventos promovidos pela PentaControl este piloto andou em ambas as mangas na luta pelos lugares cimeiros da classificação, acabando por não conseguir levar a melhor sobre o quarteto que terminou adiante de si, acabando por não ser capaz de fazer melhor que o quinto posto ocupado nas duas corridas do dia, algo que valeria igual marca em termos gerais.

Finalizado mais um dia quente resta aos pilotos recuperar energias para a próxima ronda do próximo dia 21, na localidade de Vila Ruiva, evento inicialmente agendado para Agosto, mas que por força dos incêndios veio a ser adiado. Será de esperar uma boa afluência de pilotos que certamente darão muito espetáculo a todo o público que aí se desloque. Não percam.
TEXTO: BIKERZ PRESS
