Reportagem Quadrace 2025 Vila Boa Quires - Protagonistas De Elite
O Complexo da Aldeia Rotativa, localizado em Vila Boa de Quires, abriu as suas portas no primeiro fim de semana de Março aos ases das moto 4 para a sua estreia no Troféu Regional Quadrace 2025, competição abraçada pela PentaControl pelo terceiro ano consecutivo, comparecendo um total de vinte e um pilotos dos quais sete deles compunham o pelotão da classe Elite.
Ao longo de todo o domingo os concorrentes da classe Elite, o maior número até hoje presente numa corrida desta competição, rodaram ao longo dos mil e quatrocentos metros de perímetro em conjunto com as restantes classes o que permitia ter uma grelha cheia. Muitas foram as lutas que o público presente teve a oportunidade de assistir, comparecendo alguns nomes bem conhecidos do panorama nacional e que eram certamente apontados como favoritos. No entanto só no final se fazem as contas e as surpresas foram surgindo pelo que deixamos de seguida um pouco do que aconteceu a cada um deles.
#101 – Luís Mateus – 1º Lugar
Campeão da classe no ano de 2023 apenas surgiu em alguns eventos no ano transato não lhe dando a oportunidade de repetir o feito. Mesmo não sendo o mais rápido em pista neste início de época foi novamente capaz de imprimir um andamento muito consistente que o manteve sempre na luta dos lugares do pódio e nem mesmo arranques no meio do pelotão o impediram de oferecer muita oposição a toda a concorrência e de alcançar a primeira vitória de 2025.
#33 – Joel Sousa – 2º Lugar
Este piloto iniciou o ano da mesma forma que terminou 2024, na luta pela vitória até ao último metro. Depois de ter batalhado pelo título do último ano até ao final, o piloto da MR Motos levou a melhor na primeira manga após um excelente arranque, algo que já não conseguiu repetir na segunda surgindo enterrado no meio do grupo durante a primeira volta o que levou a sentir mais dificuldades para acompanhar o ritmo dos restantes. Ainda assim o lugar intermédio do pódio foi seu.
#313 – Dani Correia – 3º Lugar
O piloto de Trás-os-Montes surgiu nesta primeira corrida com o intuito de apagar o péssimo ano que teve em 2024 em que problemas mecânicos o mantiveram afastado durante toda a temporada e, mesmo não os tendo expulsado de vez, intrometeu-se na luta pelo triunfo. Um mau arranque na manga inaugural e problemas que o fizeram parar em plena corrida na segunda obrigaram a um esforço redobrado para voltar a alcançar os adversários e assim subir ao último lugar do pódio.
#7 Daniel Menoita – 4º Lugar
Estreante nesta classe depois de ser um dos mais bem colocados em 2024 na classe Promoção, o piloto da Honda viu toda a sua prestação ser muito comprometida depois de dois péssimos arranques que o colocavam na cauda do pelotão, obrigando a ter de ultrapassar vários oponentes no sentido de ainda lutar pelos lugares cimeiros. Apesar de todo o seu esforço e subir bastante nas tabelas classificativas não conseguiu ir além do quarto posto final.
#97 – Carlos Pinto – 5º Lugar
Outro dos pilotos promovidos à classe Elite depois da excelente prestação em 2024 na classe mais abaixo, Pinto não teve um dos seus melhores dias acabando por ser somente o quinto colocado. Apesar de na primeira manga ainda ter dado um ar da sua graça ao lutar do início ao fim com a concorrência, uma queda logo no arranque da segunda manga deixou este piloto de fora do restante tempo e sem possibilidade de almejar a um lugar melhor.
#22 – Simão Almeida – 6º Lugar
Piloto já bastante conhecido no meio pela sua rapidez em pista e apontado como um dos principais favoritos à vitória, começou logo pela manhã a mostrar ao que vinha com a volta mais rápida por larga margem sobre os perseguidores. No entanto, ainda na primeira manga quando já liderava de forma descansada, um problema mecânico na sua mota deixava-o “apeado” e sem qualquer possibilidade de continuar em prova pelo resto do dia.
#45 – Ricardo Santos – 7º Lugar
Campeão em 2024 e um dos principais animadores em 2023, este piloto era claramente outro dos favoritos a ocupar o lugar mais alto do pódio no final do dia, mostrando isso mesmo nas sessões de treinos ao rodar entre os primeiros. Contudo, quando estávamos a sensivelmente meio da primeira manga, viu-se obrigado a desistir quando era segundo da classe e não teve possibilidade de regressar à pista no que restava do dia de domingo.
Foi com muitas lutas que o ano de 2025 começou para o Troféu Regional Quadrace o que faz antever uma excelente época daqui em diante. Vila Cova à Coelheira será a paragem que se segue a meio do mês de Abril onde está previsto as classes correrem em separado derivado às condições do traçado local. Mesmo assim a PentaControl deixa o convite a todos estes pilotos para que estejam presentes ainda antes, no final de Março, no Complexo Motorizado Agostinho Cardoso “Makito”, situado em Tarouca, para o arranque da temporada na vertente de Resistências. Esperamos por vós.
Texto e Fotos: Bikerz Press
