Reportagem Quadrace 2025 Vila Boa Quires - Protagonistas Da Promoção
O início de Março marcou o arranque do Troféu Regional Quadrace, visitando pela primeira vez desde que a PentaControl tomou as rédeas da competição a localidade de Vila Boa de Quires, próximo de Marco de Canaveses. Acostumado a receber o Nacional de Sx nos últimos anos, o Complexo da Aldeia Rotativa teve a oportunidade de voltar a assistir a corridas de Qx onde os pilotos da Promoção estiveram em maioria com um total de oito presenças.
Três classes rodaram ao longo do dia nos mil e quatrocentos metros do traçado nortenho, em formato Open, apresentando uma grelha cheia que permitia assistir a um grande equilíbrio de andamentos e muitas lutas em pista. Com algumas caras já conhecidas e alguns estreantes na classe Promoção em 2025, a expetativa sobre quem levaria a melhor era grande tendo em conta que alguns dos dominadores dos anos transatos militam agora na classe maior fruto do respetivo regulamento. Falamos de seguida um pouco relativamente a cada um dos participantes nesta ronda inaugural.

#72 – Vítor Pereira – 1º lugar
Nome já conhecido na classe, sempre se intrometeu nas lutas pelos lugares cimeiros e entrou no ano com o pé direito ao dominar por completo não só a classe como também em termos gerais. Depois de em 2024 ser um dos principais animadores ao lutar pelo triunfo constantemente em cada corrida e só sendo arredado de lugares cimeiros por vários problemas surgidos, incluindo mecânicos, é sem dúvida um dos principais candidatos ao título do corrente ano.
#91 – Tiago Vaz – 2º lugar
Depois de dar nas vistas em algumas rondas de 2024 participando como Hobby, este piloto estreou-se na classe com uma prestação muito promissora para o que poderá fazer ao longo deste ano. Não tendo sido capaz de realizar bons arranques que o colocassem nas primeiras posições no início de cada volta, o piloto da KTM foi forçado a esforços redobrados para ir subindo na tabela classificativa demonstrando muita rapidez ao concluir em segundo da classe e geral.
#10 – Eduardo Queirós – 3º lugar
Disposto a redimir-se dos azares sofridos nos dois últimos anos, este jovem piloto continua a cotar-se como um dos melhores no pelotão assim que cai a grelha de partida, conseguindo intrometer-se nos primeiros lugares no início de cada manga. Em Vila Boa de Quires não foi exceção chegando a liderar perante toda a concorrência e, mesmo tendo quebrado um pouco na manga inaugural, compensou na seguinte ao ser terceiro da classe e que o colocavam na mesma posição da classificação geral.
#113 – Daniel Fonseca – 4º lugar
Mais um estreante na classe Promoção depois de ter dado nas vistas na ronda final de 2024 como participante Hobby, conseguiu ser sempre um dos melhores a atingir a primeira curva de cada corrida para depois, aos poucos, ir perdendo um pouco o fulgor que o atirariam para o quarto posto da classe. Ainda assim voltou a mostrar velocidade e pergaminhos suficientes para se intrometer nas lutas pelo pódio e, quem sabe, almejar atingir alguns triunfos que o coloquem na luta pelo título.
#77 – Joel Marinho – 5º lugar
Estreante em 2024 onde foi o sexto colocado do Troféu, o piloto da Yamaha teve a sua prestação muito condicionada pelo péssimo arranque realizado na primeira manga que o colocava no fundo do pelotão e obrigava a um maior esforço para alcançar os seus principais adversários, imprimiu um andamento mais constante na segunda corrida do dia para vir a terminar esta primeira prova a encerrar o top 5 da sua classe.
#99 – Tomás Mariana – 6º lugar
Mais habituados a vê-lo a andar em duas rodas nos regionais e nacionais de Mx, pese embora não estar tão acostumado a estas andanças surpreendeu os presentes ao intrometer-se em lutas com os pilotos mais cotados na modalidade, chegando mesmo a rodar nos lugares cimeiros da segunda manga fruto de um excelente arranque. Com quebras à medida que o tempo passava e que ia fazendo com que descesse na classificação, será alguém a ter em conta nas próximas rondas em que venha a participar.
#17 – Bruno Coelho – 7º lugar
Pelo segundo ano consecutivo a participar neste Troféu e na classe em questão sentiu algumas dificuldades para contrariar os seus oponentes ao longo do dia não sendo capaz de replicar o quinto posto alcançado no ano de 2024. Arranques menos conseguidos condicionaram a sua prestação e o sétimo posto foi o melhor que conseguiu atingir após várias lutas com a restante concorrência.
#90 – Hugo Braga – 8º lugar
Mais um dos pilotos que apareceram esporadicamente em 2024 como Hobby e que abraçaram o desafio lançado pela PentaControl para participarem nas classes federadas, não conseguiu ir além da oitava marca entre os seus pares sendo notória a falta de ritmo e o à-vontade dos adversários para enfrentar os obstáculos que compõem os circuitos da modalidade.
Concluído este primeiro evento de 2025 os pilotos terão agora um período de descanso de sensivelmente um mês já que a segunda ronda irá realizar-se a meio do mês de Abril em Vila Cova à Coelheira, um circuito que pelo segundo ano consecutivo receberá a modalidade e que, face às suas características, está previsto as classes participarem em separado. No entanto quem se sentir corajoso ainda poderá no final deste mês aventurar-se na primeira prova de resistência que se irá realizar na localidade de Tarouca. Até lá, bons treinos.
Texto e Fotos: Bikerz Press
