Reportagem Regional PentaControl Mx 2025 Ferreira De Aves - Dinis Sousa Mais Forte Face Ao Pelotão Elite E Pró
O distrito de Viseu continua a crescer em termos de recintos para a prática de Mx e, no passado dia 16 de Março, foi a vez da localidade de Ferreira De Aves estrear o Crossódromo Da Morouça Grande naquela que foi a ronda de abertura do Campeonato Regional PentaControl. Pese embora se estivessem a realizar outros eventos por todo o país com pilotos que normalmente competem nesta competição o pelotão das classes Elite e Pró não desiludiram com boas lutas que ditaram como grande vencedor em termos globais o jovem Dinis Sousa.
Um total de vinte pilotos deslocou-se até Ferreira De Aves para enfrentar mil e quatrocentos metros de perímetro de um traçado construído totalmente de raiz pelo Clube Motorizado Motoserranos para aquela que foi a abertura de 2025 no Regional de Mx. Habituados a estarem presentes há vários anos nas nossas corridas por intermédio de vários pilotos, este grupo organizador não quis desiludir e montaram um recinto que acolheu uma excelente moldura humana que teve a oportunidade de assistir a muitas lutas entre o grupo dos mais consagrados. Depois de terminadas as burocracias matinais que envolvem estes eventos chegou o momento de os pilotos rodarem em pista na busca da melhor volta que lhes garantisse uma boa posição na grelha de partida e, desde o primeiro momento, foi notória a vontade com que Dinis Sousa (#69) surgia neste fim de semana rubricando a melhor volta na sessão cronometrada com mais de três segundos de avanço sobre o recém promovido Francisco Matias (#294), campeão da Promoção em título e obrigado a subir de classe para 2025. Atrás deste o equilíbrio foi maior e não muito longe surgia o único Pró presente, José Feijóo (#396), que se conseguia superiorizar a Francisco Salgueiro (#91), Firmino Salazar (#88) e Elias Rodrigues (#53).
Cumprido o intervalo para o almoço chegava o momento da grelha de partida cair pela primeira vez este ano e, assim que tal aconteceu, Rúben Neves (#111) voltou a mostrar a sua apetência para os holeshot saindo na frente e aí permanecendo durante a primeira volta, sempre muito pressionado por André Oliveira (#412), estreante na classe, e o piloto da casa Luís Rodrigues (#836) que regressava assim à competição depois da grave lesão sofrida no final de 2024 ao representar a PentaControl no Mx Das Regiões. Esta situação de corrida não durou muito tempo já que na segunda volta já era a vez de Rodrigues surgir no comando das operações, mas atrás de si Dinis Sousa e Francisco Matias subiam na tabela de forma rápida para se colocarem em segundo e terceiro respetivamente, havendo novas alterações à quarta passagem pela linha de meta com Sousa a ser já o líder. A partir desse momento o jovem piloto da Gas Gas não olhou para trás e, apesar da tentativa constante de Matias se chegar à frente depois de se instalar em segundo na quinta volta, não mais se conseguiu aproximar do líder levando a que não existissem mais mexidas nos dois primeiros lugares do pódio. Apesar da passagem pela liderança de prova, Luís Rodrigues não conseguiu acompanhar o ritmo dos concorrentes que terminaram à sua frente e, a partir do momento que desceu a terceiro na quinta volta, teve de se defender da aproximação perigosa por parte de Francisco Salgueiro e José Feijóo que, autores de um mau início de corrida, os colocava próximo do fim da tabela no arranque das hostilidades. Paulatinamente estes dois foram subindo na classificação e foram atacando sempre que possível o piloto da casa, acabando por surtir algum efeito para Feijóo que conseguiria subir a terceiro quando já nos encontrávamos nas últimas duas voltas de prova, iniciativa que não pôde ser copiada por Salgueiro que perderia mesmo algum tempo na fase final para os seus oponentes. Assim sendo Feijóo foi o terceiro, Rodrigues o quarto e Salgueiro o quinto, relegando para a sexta colocação o regressado Firmino Salazar que viu a sua prestação ser atrapalhada com um mau início, sendo sempre seguido de muito perto por Elias Rodrigues que voltava uma vez mais a mostrar as eternas capacidades das motos a 2 tempos. Regular ao longo de todo o tempo Carlos Gonçalves (#12) ocuparia no final a oitava posição de uma forma descansada, deixando atrás de si Hélder Costa, outro piloto promovido este ano após ser um dos mais fortes em Promoção no ano transato, cabendo o décimo posto em termos globais e nono em Elite ao multifacetado Tomás Mariana (#99). A completar a lista dos dez mais em termos da classe Elite ficaria um dos melhores no arranque, André Oliveira, que viu um contratempo logo à segunda volta atirá-lo para posições mais recuadas na tabela classificativa.
Retemperadas as energias durante o intervalo entre mangas era hora de voltar a trazer a emoção à pista com o início da segunda contenda do dia e, mais uma vez, foi grande a luta pela chegada à primeira curva na liderança da batalha que, desta feita, ficou entregue a Francisco Salgueiro. A surgir pela primeira vez nesta competição o piloto de Vila Flôr procurou adiantar-se a todo o pelotão o mais rápido possível, algo que não foi possível pois Dinis Sousa, vencedor da manga inaugural, rodava em “cima” do líder em busca da trajetória ideal para o suplantar. Isso acabou mesmo por acontecer de forma rápida pois à segunda passagem pela linha de meta o piloto da Gas Gas já vinha em primeiro e começava a ganhar uma folga confortável sobre Salgueiro e o restante pelotão que, nesta fase, já era encabeçado por José Feijóo, piloto espanhol cuja presença já é habitual no Regional PentaControl e que, uma vez mais, não conseguiu ter dos melhores inícios. No entanto depressa recuperou tempo face a quem seguia à sua frente de tal forma que, à passagem da quarta volta, já surgia no vice comando embora a uma distância alargada do líder, começando desde esse momento a recuperar tempo volta após volta, mas ainda assim de forma infrutífera pois no final dois segundos exatos o separaram do vencedor. A sentir maiores dificuldades de se chegar à frente esteve Francisco Matias que somente à oitava volta é que conseguiu ascender aos lugares do pódio por troca com Francisco Salgueiro que, não conseguindo acompanhar os dois da frente, passou a procurar defender-se de todas as investidas que vinham de trás acabando por sucumbir já perto do final contentando-se com o quarto posto. Perfeito conhecedor do circuito e a jogar em casa Luís Rodrigues voltava a intrometer-se entre os melhores lugares ao rodar sempre no primeiro quarto da tabela, acabando por não conseguir ir além do quinto posto adiante de Firmino Salazar que rodou sempre muito próximo a tentar subir mais na classificação, mas os lugares acabaram por não se alterar até ao final. Uma vez mais dos melhores no arranque André Oliveira acabaria por ir perdendo algum do seu ânimo inicial para descer um pouco na classificação, conseguindo ainda assim ser o sétimo colocado muito próximo de Salazar, relegando Elias Rodrigues para o oitavo lugar não tendo desta vez mostrado capacidade para acompanhar os mais rápidos. A andar sempre muito próximos entre si Carlos Gonçalves e Rúben Neves seriam os nono e décimo respetivamente em termos globais, ficando Tomás Mariana com o décimo lugar em termos de classe Elite.
Concluída a primeira etapa do Campeonato Regional PentaControl Mx chegava o momento de fazer as contas finais da corrida, semelhantes às do campeonato, e se em Pró José Feijóo era o único presente para ocupar o primeiro posto, em Elite coube a Dinis Sousa o lugar mais alto do pódio adiante de Francisco Matias e Francisco Salgueiro que conseguia levar a melhor sobre Luís Rodrigues apesar da igualdade pontual. A regressar após alguns anos de “descanso” Firmino Salazar voltava a mostrar-se muito regular para ser o quinto colocado.
Após um período de descanso de algumas semanas caberá à localidade de Vila Cova à Coelheira acolher a segunda ronda de 2025 a meio do mês de Abril, um evento cujo programa será dividido por dois dias em virtude de ser realizado em conjunto com a segunda etapa do Troféu Regional Quadrace. Assim sendo no sábado, para além de verificações técnicas e treinos livres para as classes de Mx e Qx, será levado a cabo todas as corridas de Pitbikes e Kids 50/65, já no domingo haverá mais um pequeno período de verificações para Mx e Qx às quais se seguirão os treinos cronometrados e as aguardadas corridas. Este promete ser mais um grande fim de semana de corridas, com muitas lutas nas várias classes presentes, pelo que convidamos todos os amantes da modalidade a fazerem uma visita a esta localidade e a dar apoio aos vossos pilotos favoritos. Até lá, não percam.
Texto e Fotos: Bikerz Press