Resultados Nacional Mx 2025 - Casais Santo Quintino

Resultados Nacional Mx 2025 - Casais Santo Quintino

Chegou o fim de semana de Páscoa e a tradicional romaria a Casais de Santo Quintino torna-se uma...

Resultados Regional PentaControl Mx 2025 - Vila Cova Coelheira

Resultados Regional PentaControl Mx 2025 - Vila Cova Coelheira

Após um início bastante promissor no mês de Março, o Campeonato Regional PentaControl Mx regressa...

Resultados Troféu Regional Quadrace 2025 - Vila Cova Coelheira

Resultados Troféu Regional Quadrace 2025 - Vila Cova Coelheira

A localidade de Vila Cova À Coelheira volta a ter um fim de semana bastante preenchido com a...

Troféu Regional Quadrace 2025 - 2ª Ronda Do Ano Em Vila Cova À Coelheira No Próximo Fim De Semana

Troféu Regional Quadrace 2025 - 2ª Ronda Do Ano Em Vila Cova À Coelheira No Próximo Fim De Semana

Após uma paragem de mês e meio o Troféu Regional Quadrace regressa às pistas este fim de semana...

Campeonato Regional PentaControl Mx 2025 - Vila Cova À Coelheira Dá Continuidade A Lutas Da Primeira Ronda

Campeonato Regional PentaControl Mx 2025 - Vila Cova À Coelheira Dá Continuidade A Lutas Da Primeira Ronda

Vila Cova à Coelheira começa a tornar-se cada vez mais visita obrigatória para o Campeonato...

  • Resultados Nacional Mx 2025 - Casais Santo Quintino

    Resultados Nacional Mx 2025 - Casais Santo Quintino

    19-04-2025
  • Resultados Regional PentaControl Mx 2025 - Vila Cova Coelheira

    Resultados Regional PentaControl Mx 2025 - Vila Cova Coelheira

    12-04-2025
  • Resultados Troféu Regional Quadrace 2025 - Vila Cova Coelheira

    Resultados Troféu Regional Quadrace 2025 - Vila Cova Coelheira

    12-04-2025
  • Troféu Regional Quadrace 2025 - 2ª Ronda Do Ano Em Vila Cova À Coelheira No Próximo Fim De Semana

    Troféu Regional Quadrace 2025 - 2ª Ronda Do Ano Em Vila Cova À Coelheira No Próximo Fim De Semana

    08-04-2025
  • Campeonato Regional PentaControl Mx 2025 - Vila Cova À Coelheira Dá Continuidade A Lutas Da Primeira Ronda

    Campeonato Regional PentaControl Mx 2025 - Vila Cova À Coelheira Dá Continuidade A Lutas Da...

    08-04-2025

Regulamentos

REGIONAL PENTACONTROL MX


REGIONAL PENTACONTROL RESISTÊNCIAS

TROFÉU REGIONAL QUAD RACE


INSCRIÇÃO 

penta control.png

Apoios

Próxima Prova

Tarouca 10.05.2025 08:00 15 Dias

INFORMAÇÃO

Reportagem Regional PentaControl Resistências 2025 Tarouca - Tomás Mariana Surpreende E Vence Na Resistência De Motos

O passado dia 30 de Março ficou marcado pela ronda inaugural do Campeonato Regional PentaControl Resistências do ano de 2025 naquela que já se tornou como uma “casa” para as provas por si promovidas, o Complexo Motorizado Agostinho Cardoso “Makito”, situado na localidade de Tarouca. Com o sol a brilhar os concorrentes das motos lançaram-se à pista e, ao fim de hora e meia, Tomás Mariana surpreendeu ao dominar por completo os acontecimentos.

tarouca1 2025-motos 99

Uma vez mais o Clube Motorizado de Tarouca montou o palco para uma prova de resistência pontuável para o Regional de Resistências, um percurso de cinco mil e duzentos metros espalhados pela bela Serra de Santa Helena. Após a conclusão das tarefas burocráticas matinais os pilotos tiveram a oportunidade de conhecer o circuito na sessão de treinos cronometrados que serviram igualmente para escalonar a ordem de entrada da grelha de partida na prova da tarde através das melhores voltas. Mais rápido logo desde a primeira volta, Tomás Mariana (#99) mostrava-se muito à vontade com o circuito e, não satisfeito, melhorou a sua performance na última volta deixando o segundo colocado e um dos animadores do ano transato, Luís Ferreira (#693), a mais de dez segundos de diferença. Por sua vez o piloto da Sherco também deixava a uma distância considerável, mais de seis segundos, o terceiro colocado e seu colega de equipa Carlos Gonçalves (#12) que registou como melhor volta a primeira. Aliás a primeira volta foi a melhor para grande parte dos pilotos presentes, entre eles o quarto colocado Carlos Rebelo (#262) e o quinto ocupado por Marco Romão (#187).

tarouca1 2025-motos 12

Após ser realizada uma pausa pela hora do almoço chegava a hora de dar início às hostilidades que teriam a duração de uma hora e meia, com todos os pilotos alinhados atrás da grelha de partida. Assim que esta caiu Tomás Mariana colocou toda a potência da sua Kawasaki a funcionar para chegar à primeira curva no comando das operações, enquanto dois dos pilotos mais rápidos da manhã se viam envolvidos numa queda um pouco aparatosa. Apesar de Luís Ferreira e Carlos Rebelo terem saído entre os primeiros com a ordem do arranque a escolha de trajetória diferente de cada um deles à entrada da curva e o convergir para o mesmo ponto no desfazer desta, acabaram por colidir atirando ambos ao chão na frente de todo o pelotão que, felizmente, conseguiu evitar males maiores para todos. Ambos ficavam assim arredados das primeiras posições e com muito tempo para recuperar, principalmente Ferreira que ainda tinha a necessidade de parar no percurso para tentar endireitar a sua direção. Indiferente a tudo isso Mariana seguia tranquilo na liderança da prova ao ganhar segundos preciosos sobre os perseguidores, ao ponto de conseguir ser mais rápido que toda a concorrência em doze das treze voltas realizadas ao circuito, demonstrando assim o seu à-vontade neste tipo de percurso e tornando-se o primeiro vencedor de 2025 de uma forma inquestionável e surpreendente. Também sempre regular ao longo de todo o tempo esteve Carlos Gonçalves que aqui surgia numa máquina diferente em relação à que estamos habituados, chamando a si o lugar intermédio do pódio durante todo o tempo e de forma tranquila apesar de ficar a sensação em alguns momentos que o piloto que o perseguia ainda teria uma palavra a dizer. Tal nunca aconteceu e atrás deste, numa fase inicial da corrida, quem surgia no terceiro posto era Marco Romão embora já pressionado e sem se poder distrair face a Carlos Rebelo que vinha em franca recuperação e muito próximo para ocupar o quarto lugar, sendo este por sua vez perseguido, mas ainda a uma distância considerável, pelo outro azarado do início Luís Ferreira que também já conseguia subir muitas posições. Esta foi uma situação de pouca duração já que à passagem da terceira volta Luís Ferreira conseguia ultrapassar os dois adversários para se instalar em terceiro para nunca mais daí sair apesar das suas tentativas de ainda alcançar o seu colega de equipa que seguia na sua frente, ao passo que Rebelo não alterava o lugar apesar de ser ultrapassado por Ferreira e mantinha-se em quarto já que Romão sofria contratempos que o obrigavam a descer bastante na tabela classificativa.

tarouca1 2025-motos 693

Se nos quatro primeiro postos não havia mais alterações atrás destes a história era um pouco diferente já que Celso Moreira (#453), um habitué nestas andanças, voltava a demonstrar o que já havia feito no passado não desistindo nunca de subir na classificação apesar de maus inícios de prova vindo de nono até quinto quando estava decorrido cerca de metade do tempo regulamentar, começando aos poucos a ganhar margem sobre Hugo Rodrigues (#11), piloto que havia suplantado por último, não dando a possibilidade de este almejar mais que a sexta colocação em que terminou. Refeito do azar sofrido na terceira volta Marco Romão nunca mais conseguiu igualar o ritmo que estava a impor no início de corrida acabando por ter de se contentar com o sétimo posto adiante de Vítor Machado (#25) que, após uma jornada tranquila e grande parte do tempo solitária, não iria além da oitava marca. Bem mais próximos entre si andaram Miguel Morais (#621) e José Darei (#42), com este último a conseguir na última volta, após um forcing final, ascender a nono relegando o piloto da Husqvarna para o fecho dos dez mais deste evento.

tarouca1 2025-motos 262

Concluída esta primeira corrida chegava o momento de retirar os pilotos não federados da classificação para se obter a classificação atual do Campeonato Regional PentaControl Resistências e, se nos três primeiros não havia alterações, a seguir existem mexidas com Celso Moreira a ocupar neste momento o quarto posto e Vítor Machado o quinto.

tarouca1 2025-motos 453

Para o ano de 2025 a PentaControl tem ainda prevista a realização de mais três corridas, estando as mesmas pendentes de confirmação e das datas a levar por diante. Contudo é certo que tal só acontecerá mais para o final do ano pelo que esta entidade informará todos, em tempo útil, das novidades que forem surgindo. Até lá, bons treinos.

 

Texto e Fotos: Bikerz Press