Reportagem PentaControl Mx 2024 Mundão - Paulo Rodrigues O Mais Forte Hobby Na Estreia De Mundão
Os dias 28 e 29 de Setembro ficarão gravados na história de Mundão, localidade em Viseu, com a estreia do Complexo Desportivo CrossMundão. Surgido de um sonho de criança de um piloto de Mx, feito totalmente de raiz este circuito recebeu a última corrida do Regional PentaControl Mx, uma inauguração muito bem conseguida e elogiada pelos presentes que viram, na classe Hobby, o piloto Paulo Rodrigues levar a melhor.
Com dezanove pilotos presentes o dia de domingo começou cedo com as verificações técnicas e os treinos que permitem aos pilotos conhecer a pista e realizar as suas melhores voltas de modo a terem primazia na escolha dos lugares da grelha. A correr perto de casa Paulo Rodrigues (#285) não deixou margem para dúvidas ao que vinha fazendo a melhor volta com segundo e meio de vantagem sobre Tiago Marques (#83) que, por sua vez, tinha quase a mesma diferença para o terceiro que era Gonçalo Carvalho (#471). A regressar de lesão o veterano Horácio Chaves (#117) seria quarto, levando a melhor sobre o seu colega de equipa João Santos (#72).
Discutidas as estratégias no período do almoço chegava o momento de dar início às corridas da tarde e, assim que caiu a grelha, Gonçalo Carvalho realizou o holeshot à semelhança do que já nos habituou no passado embora não tenha mostrado argumentos para aguentar Paulo Rodrigues muito tempo já que este era o líder à passagem da primeira volta rumando a um triunfo completamente tranquilo e sem oposição ganhando tempo para os perseguidores volta após volta. Enquanto isso Carvalho ia mantendo vários pilotos muito próximos de si, entre os quais se encontravam Tiago Marques e Horácio Chaves que eram quem mais réplica iam dando até que, na quinta volta, Marques subia mesmo a segundo conseguindo também ele ganhar uma pequena margem que o manteve a salvo até final. Pelo seu lado, Chaves não conseguiu acompanhar a investida adversária tendo de se contentar com a quarta marca, o que permitia assim a Carvalho manter o último lugar do pódio até que a bandeira de xadrez foi mostrada. A rodar só quase todo o tempo Isaac Rodriguez (#218) acabaria por ser o quinto classificado depois de ter subido de sétimo nas primeiras voltas, deixando bastante longe de si um quarteto que, após algumas alterações de lugar, ficaria escalonado com João Santos em sexto, Carlos Sá (#13) em sétimo, João Moura (#402) em oitavo e Hélder Figueiredo (#217) em nono. A encerrar o lote dos dez mais, também ela a rodar isolado, ficaria João Cunha (#102).
Recuperadas as energias entre mangas era dada ordem de largada para a segunda disputa do dia e, como anteriormente, Gonçalo Carvalho saiu como um foguete para ser o mais lesto no arranque, durando, contudo, pouco tempo nessa posição pois Paulo Rodrigues voltava a atacar cedo para assumir o comando das operações, nunca mais sendo importunado por qualquer um dos seus adversários o que lhe permitiu vencer com mais de quinze segundos de avanço. Mais atrás Carvalho voltava a ter de se defender dos ataques que eram liderados por Tiago Marques, nunca sendo de descartar igualmente a proximidade de Horácio Chaves e Isaac Rodrigues na luta pelo lugar intermédio do pódio. Na quarta volta Carvalho acabaria mesmo por claudicar perante Marques que logo de imediato começava a abrir um pequeno fosso que lhe garantisse o segundo posto como se veio a verificar, ao mesmo tempo de Chaves perdia algum tempo para os oponentes o que deixava assim a luta pelo último lugar do pódio entregue a Carvalho e Rodriguez com a glória a pertencer ao primeiro no final conseguindo ser o terceiro adiante do piloto espanhol. Quanto a Chaves teria de se contentar com o quinto posto, deixando bastante afastados o trio composto por João Santos, João Moura e Carlos Sá que, depois de andarem sempre próximos, ficaram alinhados como indicado acima com a última volta a ser madrasta para Sá ao ser passado na última volta por Moura. Voltando a andar um pouco a só João Cunha seria desta feita o nono classificado levando a melhor sobre Hugo Marta (#242) que aqui seria décimo.
Terminadas as duas mangas do dia chegava o momento de entregar os respetivos troféus na cerimónia do pódio e, sem qualquer margem para dúvidas, o vencedor à geral viria a ser Paulo Rodrigues ladeado por Tiago Marques e Gonçalo Carvalho. A completar a lista dos cinco melhores neste dia, empatados em pontos, ficaria Isaac Rodriguez e Horácio Chaves em quarto e quinto respetivamente.
Com este evento foi dada como concluída a edição de 2024 do Campeonato Regional PentaControl Mx pelo que resta agora, a quem pretenda manter-se ativo, a participação no Regional de Resistências. É certamente um bom treino para o ano que se avizinha pelo que convidamos os pilotos a estarem presentes e que, em 2025, possamos contar com todos uma vez mais, preferencialmente nas categorias federadas onde poderão proporcionar ainda melhores disputas com quem já lá se encontra. Até lá, bons treinos.
Texto e Fotos: Bikerz Press