Reportagem PentaControl Mx 2024 Valpaços - Filipe Cunha Domina Classe Hobby
A localidade de Valpaços voltou a ser, no primeiro fim de semana de Setembro, o centro de atenções de quem gosta de romarias tradicionais com a festa local a espalhar-se por várias iniciativas no concelho e onde se destaca o prova de Mx no dia de domingo. A cargo do grupo Usprigozus de Vilarandelo o muito público que se deslocou até ao bem preparado Crossódromo do Cabeço assistiu a um domínio incontestável por parte de Filipe Cunha em Hobby apesar da concorrência ibérica.
Cidade transmontana próxima da fronteira com o país vizinho, Valpaços é ponto de atração para vários pilotos que aproveitam para se divertir ao longo do fim de semana na festa local e descarregar as energias no domingo ao longo do traçado. No caso da classe Hobby foram dezasseis os concorrentes que se apresentaram à partida, entre os quais alguns espanhóis, mas coube a um representante local e regressado a uma modalidade onde já obteve bons resultados no passado a realização da volta mais rápida na sessão de treinos cronometrados, nada mais que Jorge Conde (#28). Apesar da distância ser superior a segundo e meio não se podia, no entanto, descartar para a tarde Filipe Cunha (#179) que era o segundo adiante de Francisco Pacheco (#73), Isaac Rodriguez (#218) ou Carlos Sá (#13).
Depois de recuperadas algumas energias pelo período do almoço chegava o momento de dar início às hostilidades com as mangas de corrida e, na primeira, Filipe Cunha aproveitou um bom arranque para se colocar no comando das operações de onde ninguém conseguiria retirar até que a bandeira de xadrez foi mostrada. Aliás foi uma prova sem grande história pois apesar da proximidade entre os primeiros colocados nunca existiram alterações com Cunha a ganhar aos poucos uma pequena margem sobre o perseguidor Francisco Pacheco que, por sua vez, tinha de se acautelar com a aproximação inicial de Jorge Conde. À semelhança dos três primeiros também o lugar seguinte, o quarto, pertenceu sempre a Isaac Rodriguez com uma corrida completamente isolado do pelotão, ficando na frente de Hélder Figueiredo (#217) que seguia em quinto e sempre a controlar o avanço que trazia sobre David Calvelo (#40). Não tendo conseguido ser dos mais lestos no arranque Carlos Sá foi obrigado a esforço adicional no início para subir na tabela atingindo a sétima marca onde finalizou, levando a melhor sobre Miguel Vaz (#17) que terminou em oitavo. Não muito longe deste o local Tiago Carneiro (#8) concluiria em nono, relegando Julien Capelas (#25) para o fecho do top 10.
Se a manga inaugural foi parca em trocas de posição pelos lugares cimeiros a segunda não foi muito diferente pois os cinco primeiros lugares foram sempre ocupados pelos mesmos pilotos do início ao fim. Filipe Cunha voltaria a ser o mais rápido no decorrer da primeira volta e, a pouco e pouco, foi deixando Francisco Pacheco mais para trás e sem argumentos para atacar a liderança, conseguindo ainda assim manter-se a salvo das investidas de Jorge Conde que sentia algumas dificuldades para acompanhar os dois primeiros. Enquanto isso Isaac Rodriguez e David Calvelo seguiam em quarto e quinto respetivamente, completamente destacados entre si e do resto do pelotão, estando assim a salvo de qualquer ataque. Um pouco mais animada foi a luta pela sexta marca com os colegas de equipa Hélder Figueiredo e Carlos Sá e, se numa primeira fase coube ao primeiro o comando desta luta, nas últimas cinco voltas o segundo atacou para subir a sexto e ganhou um pequeno avanço para que não corresse riscos de vir a ser novamente atacado. Sá era assim o sexto adiante de Figueiredo, deixando um trio de pilotos envoltos numa guerra particular pelo fecho do top 10 acabando por ser Julien Capelas a levar a melhor ao ser oitavo na frente de Erick Calvo (#188) e Miguel Vaz.
Concluído mais este evento chegava o momento de apresentar as contas gerais e, face ao que se foi verificando ao longo do dia, foi sem qualquer surpresa que Filipe Cunha superiorizou-se a Francisco Pacheco e Jorge Conde nos lugares do pódio, sendo ladeados por um duo espanhol com Isaac Rodriguez a ser quarto na frente de David Calvelo.
Com a sexta corrida de 2024 terminada resta a estes pilotos prepararem-se para a sétima e última a realizar no último fim de semana de Setembro, na localidade de Mundão em Viseu, uma estreia absoluta no Campeonato Regional PentaControl Mx que servirá também para a inauguração oficial de um circuito que foi construído de raiz. Como é habitual nesta zona do país é de esperar uma boa afluência de pilotos pelo que convidamos todos a estarem presentes. Até lá, bons treinos.
Texto e Fotos: Bikerz Press