Reportagem PentaControl Mx 2024 Valpaços - Matias Vitorioso Em Promoção Garante Título Antecipado Em Valpaços
Como é habitual o primeiro fim de semana de Setembro é palco de uma grande festa na região transmontana de Valpaços com a corrida de Mx a ser um dos últimos espetáculos das festividades. Pela primeira vez nas mãos do grupo Usprigozus de Vilarandelo o Crossódromo do Cabeço apresentava-se em excelentes condições para acolher os dezoito participantes de Promoção de onde se destacou, desde bastante cedo, o grande dominador do ano Francisco Matias (#294) que começava logo pela manhã a rubricar a volta mais rápida dos treinos cronometrados. Um pouco mais atrás, disposto a dar luta ao piloto espanhol, vinha Luís Brandão (#215) com o segundo registo, deixando os seus perseguidores a quase cinco segundos de diferença encabeçados por Pedro Azevedo (#829) em terceiro, Tiago Vilaça (#197) em quarto e Hélder Costa (#388) em quinto.
Após recuperadas algumas das energias pelo período de almoço chegavam as emoções da tarde com o início da primeira manga onde, assim que baixou a grelha de partida, Pedro Azevedo e Francisco Matias lutaram pelo holeshot. Apesar de vir um pouco mais à frente, Azevedo não conseguiu conter o oponente que, travando mais tarde para a primeira curva, se instalou de imediato no comando das operações de onde não mais seria desalojado. Apesar de nos metros iniciais não surgir nos primeiros lugares, depressa Luís Brandão subiu na tabela para atingir o segundo posto adiante de Azevedo, tentando assim acompanhar o comandante à medida que deixavam o pelotão para trás, algo que apenas durou duas voltas já que no decorrer da terceira sofreu um percalço que o fez perder tempo precioso, permitindo assim a Matias rumar uma vez mais de forma solitária até à bandeira de xadrez. Pese embora o contratempo sofrido Brandão não baixou os braços e, mesmo tendo caído até ao quinto posto, depressa regressou a segundo por onde se manteve até final, deixando o grupo que o seguia entregue a uma luta própria pelo último lugar do pódio quase sempre liderados por Azevedo. Autor de um bom arranque ao contrário do que tem acontecido o piloto da Honda tudo foi fazendo para se defender das constantes investidas de Lucas Espinha (#232), algo que de certa forma também permitiu a aproximação de outros pilotos com a ambição de subir na tabela classificativa como era o caso de Nuno Coutinho (#137), do estreante Rui Sousa (#690) ou mesmo de Tiago Barbosa (#399) e Hélder Costa (#388) que procuravam recuperar de maus arranques. Esta pequena guerra na frente durou até às últimas duas voltas, momento em que Espinha conseguiu finalmente subir ao terceiro posto por troca com Azevedo, conseguindo logo ali uma pequena margem que o deixava a salvo de qualquer contra investida para ser o terceiro colocado, enquanto o opositor ainda tinha de se aplicar para não permitir a ultrapassagem de Coutinho que também realizava um forcing final. As posições acabaram por ficar inalteradas e Azevedo era assim o quarto, Coutinho o quinto e, com um pouco de tempo perdido nas últimas voltas, Sousa o sexto adiante de Costa. Um pouco abaixo daquilo que já nos habitou Tiago Barbosa acabaria por não conseguir ir além do oitavo posto levando ainda assim a melhor sobre Márcio Francisco (#221) e Tiago Veloso (#24) que completavam a lista dos 10 mais.
A segunda manga do dia da classe Promoção começou de forma idêntica à inicial com Francisco Matias e Pedro Azevedo a lutarem pelo melhor lugar na saída da grelha e, uma vez mais, o piloto espanhol levou a melhor encetando, desde os primeiros metros, uma “cavalgada” solitária com segundos ganhos volta após volta até que caiu a bandeira de xadrez deixando o mais direto perseguidor a mais de trinta segundos o que demonstra bem o domínio exercido. Bem diferente era a história quanto aos seus perseguidores já que Azevedo voltava a ter um grupo aguerrido atrás de si em busca do lugar intermédio do pódio, acabando por ser desalojado à terceira volta por Luís Brandão que, a partir desse momento, embora não tenha sido capaz de reduzir a diferença para o líder conseguiu ir cravando um fosso significativo para a oposição que lhe valeria o segundo posto final tranquilamente. Com as lutas a intensificaram-se mais atrás onde um grupo de cinco pilotos procurava subir na tabela, Azevedo foi-se defendendo da melhor maneira possível, mas acabaria por claudicar perante Hélder Costa primeiro e Lucas Espinha um pouco mais tarde quando a placa de duas voltas para o final era mostrada, acabando por não ir além da quinta marca. Já o piloto da Beta ainda atacou na tentativa de subir a terceiro, algo que não conseguiu ficando assim Costa em terceiro e Espinha em quarto. Uma vez mais bastante consistente e atento a qualquer desaire alheio Rui Sousa seria o sexto classificado, deixando não muito longe de si Nuno Coutinho que desta vez não conseguiu suplantar os oponentes após arrancar no meio do pelotão. A repetir o oitavo lugar teríamos Tiago Barbosa que não conseguiu acompanhar os seus principais adversários ao longo do tempo de corrida, cabendo a Márcio Francisco e Afonso Portela (#267) o fecho do top 10 próximos entre si.
Finalizado mais um emocionante domingo de corridas chegava o momento de galardoar aqueles que melhor se safaram ao longo do dia e, sem qualquer surpresa a registar, Francisco Matias ocupou o lugar mais alto do pódio sendo ladeado por Luís Brandão em segundo, Lucas Espinha em terceiro e Hélder Costa e Pedro Azevedo a completar a tabela dos cinco primeiros. Em termos de Campeonato, e apesar de ainda faltar uma corrida para o seu término, os noventa e três pontos de avanço garantem desde já antecipadamente o título a Francisco Matias neste que é o seu primeiro ano na competição, ficando as principais emoções pelos lugares seguintes com vários pilotos a poderem ainda ambicionar ao vice título. Luís Brandão é quem neste momento leva a melhor por cinco pontos sobre Hélder Costa, mas Nuno Coutinho e Tiago Barbosa, quarto e quinto respetivamente, ainda poderão ter uma palavra a dizer.
Com uma prova a faltar para encerrar o ano de 2024, o Campeonato Regional PentaControl Mx rumará no final de Setembro até Mundão, localidade próxima de Viseu para a estreia de mais um circuito nesta zona do país e que promete um final em cheio. Com quase todos os lugares por definir é de esperar uma boa afluência de pilotos e muitas lutas ao longo do fim de semana pelo que convidamos todos os amantes da modalidade a estarem presentes a apoiar os pilotos favoritos e a dar mais cor ao espetáculo que é o Motocross. Não percam, irá certamente valer a pena.
Texto e Fotos: Bikerz Press