Reportagem PentaControl Mx 2024 Nelas - Lutas Até Ao Fim Dão Vitória A Alexandre Silva Em Hobby
No passado dia 7 de Julho o Mx regressou a Vila Ruiva, em Nelas, para se realizar mais um Grande Prémio Vinhos Dão, o quinto da sua história, que representava igualmente a quinta etapa do Campeonato Regional PentaControl Mx. Sempre muito procurado pelos pilotos, o Crossódromo do Vale Do Gorgulhão viu Alexandre Silva superiorizar-se numa classe Hobby que teve vários pilotos na luta pela vitória até ao final.
Vinte e um pilotos responderam à chamada e foram até às proximidades da Serra da Estrela para se enfrentarem ao longo de domingo num circuito que sofreu algumas alterações em relação a 2023, oferecendo ao público um belo espetáculo desportivo. Começando pela manhã com as sessões de treinos na cronometrada que estabelecia a ordem de entrada nas corridas da tarde Alexandre Silva (#153) aparecia pela segunda vez para ser o mais rápido ao longo dos mil e trezentos metros de perímetro, deixando atrás de si Eduardo Ferreira (#384) a pouco mais de um segundo, ficando nos lugares seguintes os habitués Marco Oliveira (#412) em terceiro, Paulo Rodrigues (#285) em quarto e David Carballo (#241) em quinto.
Cumprido o horário de almoço vinha o momento de iniciar as aguardadas corridas e, na primeira, Marco Oliveira saiu disparado da grelha de partida para rubricar o holeshot seguindo, ao final da primeira volta, na frente de Paulo Rodrigues, Eduardo Ferreira e Alexandre Silva. Com os mais rápidos da manhã na frente do pelotão era de esperar muito luta e os mesmos não desiludiram ao rodar sempre muito próximos entre si, na busca da liderança, algo que pertenceu a Oliveira até à oitava volta para, depois de na seguinte ser ultrapassado por Alexandre Silva, acabar por sofrer uma queda na décima que o fazia perder tempo e baixar a quarto. Quanto a Silva, depois de aos poucos ir suplantando os oponentes, não olhou mais para trás assim que subiu a primeiro realizando não só a melhor volta da corrida por uma grande distância como também ganhando avanço sobre os perseguidores para terminar relativamente à vontade. Se aqui a emoção se esmoreceu nos postos seguintes tal não aconteceu pois Eduardo Ferreira e Paulo Rodrigues continuaram entretidos entre si para serem segundo e terceiro respetivamente, tendo Marco Oliveira que se contentar com o quarto posto. Mais lutas e trocas de posição aconteciam atrás entre um trio que viu Hugo Carvalho (#87) ser quinto na frente de Tiago Marques (#91) e João Garcia (#259), sexto e sétimo, relegando David Carballlo para o oitavo lugar após um arranque menos conseguido. A encerrar o top 10 um forcing final de Nuno Carvalho (#284) permitiu-lhe subir a nono na última volta deixando para trás Timo Ramos (#27).
A segunda manga voltava a ser pródiga em emoções e desta vez quem conseguiu ser mais lesto no arranque foi João Garcia que rubricava o holeshot e punha-se no comando das operações na frente de Hugo Carvalho e Eduardo Ferreira. Menos sorte teve Alexandre Silva que sofreu uma queda logo na primeira curva e perdia mais de meia pista, obrigando-o a esforço redobrado para ainda sonhar com uma boa classificação geral. Apesar de as trocas de posição serem quase escassas os pilotos da frente rodaram sempre juntos e, numa altura em que tudo dava a entender que ninguém tirava a vitória a João Garcia, a três voltas do fim dá-se o volte face com este piloto a cometer um erro que permitiu a Carvalho subir na tabela e ser o primeiro a ver a bandeira de xadrez na frente de Garcia. Em relação a Ferreira perdeu um pouco de tempo para os líderes nas voltas finais, no entanto já trazia uma distância suficiente para não ter o terceiro posto em perigo embora Alexandre Silva, a fazer uma prova completamente ao ataque, não tenha terminado muito longe depois de recuperar de último até ao quarto posto. Sem conseguir acompanhar os mais rápidos durante todo o tempo Paulo Rodrigues imprimiu um ritmo consistente que lhe garantiram o quinto lugar levando a melhor sobre Tiago Marques, Ricardo Mendes (#11) e Timo Ramos. Desta vez quem completava a tabela dos dez mais seriam Nuno Carvalho em nono e David Carballo em décimo.
Com tantas trocas de posição entre as duas mangas era grande a incerteza sobre quem seria o vencedor e apenas dois pontos separaram os três primeiros com Alexandre Silva a levar a melhor sobre Eduardo Ferreira e Hugo Carvalho que o acompanharam no pódio, ficando João Garcia e Paulo Rodrigues logo de seguida.
Estes pilotos terão agora um interregno nas provas já que a próxima corrida será no início de Setembro na localidade de Valpaços, um local com bastante tradição na modalidade e sempre palco de grandes espetáculos. Em conjunto com a organização local convidamos todos a estar presentes, não se vão arrepender.
Texto e Fotos: Bikerz Press