Reportagem PentaControl Mx 2024 S.J. Pesqueira - Incerteza Até Final Em Hobby Dá Vitória A Manuel Sanchez
O passado dia 30 de Junho foi de emoções fortes em S. João da Pesqueira com a realização da quinta etapa do ano do Campeonato Regional PentaControl Mx, um traçado já habitual do calendário e mais técnico do que os até então percorridos o que fazia com que as diferenças entre os concorrentes fossem reduzidas. Com a incerteza a pairar até à bandeira de xadrez a vitória final na classe Hobby acabou por sorrir a Manuel Sanchez que nos visitou pela segunda vez esta temporada.
Logo pela manhã de domingo os dezasseis pilotos presentes em S. João da Pesqueira tiveram oportunidade de conhecer o circuito através das sessões de treinos, onde os cronometrados têm uma importância redobrada por definirem a ordem de entrada para a grelha nas corridas da tarde. Desde cedo foi possível ver um conjunto de pilotos com andamento para discutir a vitória de tal forma que menos de segundo e meio separava os cinco primeiros, com vantagem de Manuel Sanchez (#296) sobre David Carballo (#241), Marco Oliveira (#412), Timo Ramos (#27) e Gonçalo Carvalho (#471).
Depois de terminado o período de restabelecer as energias ao almoço chegava o momento de baixar a grelha pela primeira vez e, aproveitando o conhecimento e o gosto em participar neste traçado, Gonçalo Carvalho lançou-se como uma bala para rubricar o holeshot trazendo atrás de si o endurista Ricardo Silva (#105) e alguns dos animadores da manhã, nomeadamente Timo Ramos e Marco Oliveira. Bem diferente foi o início de Manuel Sanchez e David Carballo que se viam bastante atrasados face ao pelotão da frente. Com o passar das voltas iniciais as alterações foram sucedendo e na quinta volta já era Oliveira quem dominava as operações adiante de Carvalho e a ganhar algum tempo face à perseguição para obter o triunfo, com Sanchez e Carballo a aparecerem logo atrás e a tentar subir mais, algo que aconteceu na nona volta quando Sanchez subiu a segundo e tentou de tudo para alcançar o líder, algo que já não conseguiu. Relativamente a Carvalho acabou por ter de se contentar com o último lugar do pódio, controlando a pequena diferença que trazia do grupo de pilotos que vinha em luta um pouco mais atrás e cujo quarto posto sorriu a Timo Ramos adiante de Nuno Carvalho (#284) e Tiago Marques (#91). No que diz respeito a Carballo, depois de ainda rodar em terceiro, acabou por sofrer vários contratempos que o relegaram apenas até sétimo na frente de Ricardo Silva, João Santos (#557) e Henrique Grácio (#31).
Para o início da segunda manga havia um incentivo especial por parte da organização e dos seus patrocinadores com prémio do holeshot e, desta vez, Ricardo Silva levou de vencida toda a concorrência de forma destacada, trazendo em sua perseguição de forma mais direta Gonçalo Carvalho e Marco Oliveira que, durante a volta inaugural, conseguiu ultrapassar os dois oponentes e subir ao comando das operações. Essa foi uma situação de corrida que durou algum tempo, conseguindo destacar-se um pouco da perseguição, contudo a vir de trás e a recuperar bastante tempo volta após volta encontrava-se Manuel Sanchez ao ponto de, no decorrer da quinta volta, passar para a liderança onde permaneceu até à bandeira de xadrez apesar de rodar todo o tempo pressionado pelo piloto da Kawasaki. Emoções também não faltaram pelos postos seguintes com cinco pilotos a discutirem até ao final o último lugar do pódio, com a sorte a sorrir a Gonçalo Carvalho que se conseguiu defender com determinação de todos os ataques que lhe eram enviados, levando a melhor sobre Timo Ramos, Tiago Marques e David Carballo que passou Nuno Carvalho quando faltavam três voltas para o término ficando assim a tabela escalonada até ao sétimo posto. Após o excelente arranque Ricardo Silva não conseguiu acompanhar os mais rápidos terminando isolado em oitavo, adiante de João Santos e Pedro Neto (#372) que encerravam o top 10.
Terminadas as duas mangas do dia era o momento de fazer as contas finais e, em termos gerais, Manuel Sanchez e Marco Oliveira terminaram empatados com vantagem para o piloto espanhol por ter levado a melhor na segunda manga, ficando o último lugar do pódio para Gonçalo Carvalho na frente de Timo Ramos e Tiago Marques.
Tendo em conta que no momento em que este texto é escrito já foi realizada a quinta prova do ano no passado fim de semana estes pilotos terão um período mais longo para recuperar energias já que a próxima ronda está prevista somente para o primeiro fim de semana de Setembro, na localidade de Valpaços, englobado nas festividades locais. Trata-se de um circuito por onde já passaram provas nacionais e onde o espetáculo está sempre presente pelo que convidamos todos a comparecerem a apoiar os pilotos favoritos.
Texto e Fotos: Bikerz Press