Reportagem PentaControl Mx 2024 Tarouca - José Montero Dominador Na Classe Hobby
Aproveitando a visita a Tarouca para a última corrida do Nacional Mx vimos relembrar as emoções vividas no passado dia 8 no Complexo Motorizado Agostinho Cardoso “Makito” pela terceira etapa do Campeonato Regional PentaControl Mx, mais especificamente na classe Hobby onde José Montero fez mais uma das suas visitas ao nosso país para matar saudades e vencer de forma categórica toda a concorrência.
Concluídas as burocracias matinais aos vinte e cinco pilotos presentes chegava a hora de dar início às hostilidades com a realização dos treinos onde no cronometrado, o mais importante da manhã, José Montero (#341) começou a demonstrar ao que vinha e que seria muito difícil alguém batê-lo sendo mais rápido dois segundos que o segundo colocado que era Alexandre Silva (#153). No entanto aqui o equilíbrio já era nota dominante pois menos de um segundo separavam segundo e quinto com o terceiro colocado a ser Vítor Fernandes (#90), o quarto Marco Oliveira (#412) e o quinto Paulo Rodrigues (#285).
Com o baixar da grelha na primeira manga Vítor Fernandes mostrava a sua experiência para se colocar no comando das operações na primeira volta, no entanto José Montero exercia muita pressão no sentido de subir ao degrau mais alto do pódio. Apesar de participar numa moto emprestada Montero mostrou-se muito à vontade e na segunda volta já controlava totalmente as operações perante um impotente Fernandes com Filipe Cunha (#179) e Alexandre Silva a virem na sua cola. A situação de corrida alterava-se constantemente e na quarta passagem pela meta Silva já era segundo embora com o líder cada vez mais longe, algo que se manteve até à bandeira de xadrez tendo de se precaver da proximidade de Paulo Rodrigues que procurava seguir os seus passos desde o início. Apesar de rodarem próximos estes dois pilotos nunca trocaram de lugar ficando assim Silva em segundo, Rodrigues em terceiro e Marco Oliveira num isolado quarto posto, depois de ter recuperado do meio do pelotão onde rodava na primeira volta. Aproveitando um bom arranque Filipe Cunha foi-se conseguindo manter entre os primeiros postos apesar da proximidade de alguns pilotos, acabando por ser o quinto classificado nesta primeira manga ficando à frente de Pedro Pacheco (#332) que, pese embora ter arrancado entre os primeiros, denotou falta de ritmo face aos primeiros. Forçado a tarefa redobrada para subir na tabela e concluindo no sétimo posto ficou David Carballo (#241) que viu um mau arranque condicionar a prestação, suficiente ainda assim para levar a melhor sobre Eduardo Oliveira (#616) que quebrou um pouco apesar de ter começado bem, sobre Gonçalo Carvalho (#471) que nos mostrou um ritmo muito consistente e de Vítor Fernandes que viu as suas “baterias” esgotarem caindo aos poucos na classificação para ser somente décimo.
Recuperadas algumas das energias durante o intervalo chegava o momento da segunda manga e, uma vez mais, Vítor Fernandes saiu disparado para rubricar o holeshot permanecendo na liderança durante as duas primeiras voltas ao circuito, contudo depressa chegou atrás de si José Montero para lançar ataques decisivos que o colocaram no primeiro posto até que viu a bandeira axadrezada, ganhando segundos volta após volta para o mais direto perseguidor que, a partir da quinta volta, voltava a ser Alexandre Silva. No entanto o piloto da Gas Gas não vinha sozinho pois Paulo Rodrigues voltava a parecer uma sombra do vice-líder acompanhando-o na subida ao pódio, embora desta vez alguns erros tenham permitido a Silva ganhar um confortável avanço que lhe permitiu terminar à vontade em segundo, tendo Rodrigues que se contentar com o terceiro posto. Filipe Cunha voltava a começar entre os primeiros lugares e, mesmo tendo sofrido pequenas oscilações nas primeiras voltas, acabou por estabilizar em quarto a partir da quinta volta, controlando um pequeno grupo que o procurava seguir e que foi encabeçado por Pedro Pacheco que levou a melhor sobre David Carballo. Mais azarado esteve Marco Oliveira ao não conseguir ser melhor que sétimo classificado após sofrer algumas quedas, tendo de se defender no final dos contra-ataques de Gonçalo Carvalho que seria o oitavo. A encerrar a tabela dos dez mais ficariam os dois pilotos que surgiram em primeiro e segundo na primeira volta, mais concretamente e por esta ordem Eduardo Oliveira e Vítor Fernandes que não conseguiam acompanhar o ritmo dos mais fortes.
Terminado mais um excelente dia de corridas era a hora de premiar os pilotos no pódio e sem qualquer surpresa José Montero arrebatou o primeiro posto, sendo ladeado por Alexandre Silva em segundo e Paulo Rodrigues em terceiro. A encerrar a lista dos cinco mais foi possível ver Filipe Cunha e Marco Oliveira. A próxima oportunidade para participar nesta classe será há este domingo em S. João da Pesqueira. Convidamos todos a estarem presentes para puxar pelos pilotos favoritos, certamente será um dia bem passado.
Texto e Fotos: Bikerz Press