Reportagem PentaControl Mx 2024 V. Cova Coelheira - Paulo Rodrigues Leva A Melhor Sobre Restantes Hobby

Reportagem PentaControl Mx 2024 V. Cova Coelheira - Paulo Rodrigues Leva A Melhor Sobre Restantes Hobby

Realizou-se no início do mês de Junho a segunda ronda do Campeonato Regional PentaControl Mx com...

Reportagem PentaControl Mx 2024 V. Cova Coelheira - Lutas Aguerridas Dão A Vitória A Pedro Rino Em Elite

Reportagem PentaControl Mx 2024 V. Cova Coelheira - Lutas Aguerridas Dão A Vitória A Pedro Rino Em Elite

A localidade de Vila Cova à Coelheira teve finalmente a estreia aguardada de uma prova do...

Reportagem PentaControl Mx 2024 V. Cova Coelheira - Francisco Matias Mantém Invencibilidade Na Classe Promoção

Reportagem PentaControl Mx 2024 V. Cova Coelheira - Francisco Matias Mantém Invencibilidade Na Classe Promoção

Mais de dois meses depois da estreia em 2024 o Campeonato Regional PentaControl Mx regressou às...

Resultados Regional PentaControl Mx 2024 - Tarouca

Resultados Regional PentaControl Mx 2024 - Tarouca

Sem grande tempo para descansar, o Campeonato Regional PentaControl Mx volta este domingo para a...

Resultados Troféu Regional Quadrace 2024 - Tarouca

Resultados Troféu Regional Quadrace 2024 - Tarouca

Todas as estradas levam a Tarouca no próximo fim de semana com a realização da segunda prova do...

  • Reportagem PentaControl Mx 2024 V. Cova Coelheira - Paulo Rodrigues Leva A Melhor Sobre Restantes Hobby

    Reportagem PentaControl Mx 2024 V. Cova Coelheira - Paulo Rodrigues Leva A Melhor Sobre Restantes...

    11-06-2024
  • Reportagem PentaControl Mx 2024 V. Cova Coelheira - Lutas Aguerridas Dão A Vitória A Pedro Rino Em Elite

    Reportagem PentaControl Mx 2024 V. Cova Coelheira - Lutas Aguerridas Dão A Vitória A Pedro Rino...

    11-06-2024
  • Reportagem PentaControl Mx 2024 V. Cova Coelheira - Francisco Matias Mantém Invencibilidade Na Classe Promoção

    Reportagem PentaControl Mx 2024 V. Cova Coelheira - Francisco Matias Mantém Invencibilidade Na...

    10-06-2024
  • Resultados Regional PentaControl Mx 2024 - Tarouca

    Resultados Regional PentaControl Mx 2024 - Tarouca

    09-06-2024
  • Resultados Troféu Regional Quadrace 2024 - Tarouca

    Resultados Troféu Regional Quadrace 2024 - Tarouca

    08-06-2024

Regulamentos

REGIONAL PENTACONTROL MX

REGIONAL PENTACONTROL RESISTÊNCIAS

TROFÉU REGIONAL QUAD RACE


INSCRIÇÃO 

penta control.png

Apoios

Próxima Prova

Vieira Do Minho 16.06.2024 08:00 0 Dias

INFORMAÇÃO

Reportagem PentaControl Mx 2024 V. Cova Coelheira - Francisco Matias Mantém Invencibilidade Na Classe Promoção

Mais de dois meses depois da estreia em 2024 o Campeonato Regional PentaControl Mx regressou às pistas no passado dia 2 para a segunda etapa do ano, uma visita bastante esperada à localidade de Vila Cova à Coelheira e ao seu renovado Complexo Motorizado Dinis Carvalho. À semelhança da prova inaugural um bom número de pilotos marcou presença em Promoção para lutar pelos melhores lugares, mas Francisco Matias conseguiu levar a melhor e manter a invencibilidade na classe.

coelheira2 2024-promocao 294

Enquanto o Sport Clube Vilacovense tudo fazia para contrariar o muito vento que se sentia e não permitia uma rega mais eficaz foram-se cumprindo as burocracias matinais com as inscrições e as verificações técnicas. Terminadas estas, e abertas as hostilidades com a realização dos treinos, depressa se viu Francisco Matias (#294) a impor o ritmo levando a melhor por uma margem confortável sobre o estreante Juan Sanchez (#68). Por sua vez este sentia a pressão de Luís Brandão (#215) nos seus calcanhares, pouco mais de meio segundo na melhor volta entre os dois, com ambos a levar a melhor sobre Hélder Costa (#388) e Pedro Azevedo (#829) que foram quarto e quinto respetivamente.

coelheira2 2024-promocao 68

Recuperadas algumas das energias no período do almoço chegava o momento da grelha de partida cair pela primeira vez e, a lutar taco a taco pelo holeshot, víamos os mais rápidos da manhã. No entanto Juan Sanchez conseguiu ser mais lesto neste duelo espanhol assumindo a dianteira do pelotão, sempre muito pressionado por Francisco Matias que tudo fazia para não deixar o seu domínio ser quebrado. Esta situação durou pouco tempo já que à terceira volta Matias já surgia no comando, embora Sanchez não pudesse reduzir o ritmo tendo em conta que, logo atrás de si, surgia Luís Brandão a também querer dar um ar da sua graça. Apesar do equilíbrio os dois primeiros da classificação nunca mais alteraram com Matias a acabar por, aos poucos, ir ganhando um avanço confortável sobre Sanchez enquanto este, aproveitando um erro de Brandão na terceira volta, conseguiu também rodar sozinho até final. Já Brandão, como referido, viu um erro hipotecar-lhe as aspirações a ficar mais acima pois além de perder tempo precioso ainda caiu um lugar na tabela que depressa tratou de recuperar, ascendendo novamente a terceiro à quinta volta para não mais daí sair. Quanto ao quarto colocado, que seria Hélder Costa, não se mostrou capaz de acompanhar os mais rápidos da classe e, apesar de ainda ter subido momentaneamente a terceiro quando Brandão se atrasou, não teve alternativa senão deixar o adversário distanciar e rodar no seu ritmo permitindo-lhe assim ser um quarto colocado descansado. Pelos postos seguintes a história também é fácil de resumir já que tanto Pedro Azevedo como Tiago Barbosa (#399), quinto e sexto no final, rodaram isolados grande parte do tempo após terem recuperado alguns lugares na fase inicial fruto de arranques menos conseguidos, levando a melhor sobre um grupo de pilotos que andou todo o tempo em luta. Nuno Coutinho (#137), Tiago Veloso (#24), Tomás Mariana (#99) e André Guimarães (#233) foram alguns dos pilotos que lutaram por cada metro do circuito a tentar subir na classificação, mas acabariam ordenados como indicado com Coutinho a levar a melhor somente nas últimas voltas sobre Veloso e Mariana.

 coelheira2 2024-promocao 215

No que diz respeito à segunda manga assim que atingimos a primeira curva Francisco Matias colocou-se na dianteira das operações levando atrás de si Tomás Mariana e Juan Sanchez que se via envolvido no meio do grupo, mas a conseguir furar rapidamente. Apesar da distância de Matias nunca ser muito elevada face aos perseguidores parecia ter tudo controlado e a atenção começou a centrar-se mais na luta pelo segundo posto entre Sanchez e Brandão, que vinha a recuperar de quinto na primeira volta para terceiro na terceira volta. Esta foi uma situação de corrida que durou até à bandeira de xadrez, com várias trocas entre estes dois pilotos durante a manga, acabando por ficar escalonado com Matias em primeiro, Sanchez em segundo e Brandão em terceiro, todos eles separados por menos de sete segundos o que demonstra bem a intensidade com que foi disputada a prova. Uma vez mais incapaz de acompanhar o trio da frente, mas mostrando-se uns furos acima do restante pelotão, Hélder Costa repetiu o quarto posto da primeira manga de uma forma tranquila, algo que já não aconteceu com Pedro Azevedo e Tiago Barbosa que, apesar de repetirem o quinto e sexto lugares, rodaram muito próximos entre si e sempre prontos a aproveitar qualquer deslize dos seus oponentes. Um pouco mais à vontade a partir do meio da segunda manga Nuno Coutinho voltava a cotar-se como o sétimo melhor, deixando uma vez mais atrás de si Tiago Veloso que desta vez apenas a duas voltas do final é que conseguiu chegar a oitavo por troca com Tomás Mariana que vinha em queda após o excelente arranque. A seguir as pisadas de Veloso tivemos ainda Tiago Vilaça que, não tendo um bom arranque, foi subindo na tabela e na mesma altura ascendeu a nono relegando Mariana para o fecho do top 10, um lugar um pouco inglório depois de ter sido dos mais fortes no arranque.

 coelheira2 2024-promocao 388

Terminado o dia de corridas chegava o momento das contas finais e foi sem qualquer surpresa que o top 5 foi exatamente o mesmo que o verificado em cada uma das mangas com o pódio a ser preenchido por Francisco Matias em primeiro, Juan Sanchez em segundo, Luís Brandão em terceiro, Hélder Costa em quarto e Pedro Azevedo em quinto. Em termos de Campeonato Matias estendeu a sua vantagem para vinte e dois pontos sobre Hélder Costa que ocupa o segundo posto seguido de muito perto por Luís Brandão, cabendo a Nuno Coutinho e Tiago Barbosa o resto do top 5.

coelheira2 2024-promocao 829

Os pilotos participantes a este Campeonato não terão muito tempo para descansar já que enquanto escrevemos estas linhas está a desenrolar-se a terceira etapa de 2024 em Tarouca. No entanto logo de seguida todos se podem ir preparando para rumar a S. João da Pesqueira que terá a honra de acolher a quarta corrida no final do mês de Junho, sendo de esperar mais um grande espetáculo de Mx com muitas lutas à mistura. Não percam.

 

Texto e Fotos: Bikerz Press