Reportagem Quadrace 2024 Tarouca - Tiago Vaz Volta A Ser Superior Na Classe Hobby
A localidade de Tarouca foi palco, no passado dia 7, da segunda ronda do Troféu Regional Quadrace 2024, uma visita sempre aguardada pelos amantes da modalidade ao Complexo Motorizado Agostinho Cardoso “Makito” que voltou a ser preparado da melhor forma pelo Clube Motorizado de Tarouca. Com sete pilotos presentes a classe Hobby voltou a prender bastantes atenções com o equilíbrio vivenciado, mas com um repetente como vencedor já que nem problemas mecânicos impediram Tiago Vaz de vencer como na primeira prova.
Depois de cumpridas as sempre necessárias burocracias matinais os pilotos tinham a oportunidade de ficar a conhecer o traçado nas sessões de treinos e na cronometrada, a mais importante por ditar a ordem de entrada para a grelha de partida nas corridas da tarde, Tiago Vaz (#91) mostrou ao que vinha realizando a volta mais rápida com uma diferença superior a cinco segundos sobre o segundo colocado Ricardo Rodrigues (#119). Um pouco mais afastados e nos lugares seguintes terminaram Hugo Fonseca (#27), Bruno Peixoto (#88), Filipe Pereira (#66) e Nuno Oliveira (#9) que encerrava a tabela.
Com o baixar da grelha no início da primeira manga quem conseguiu safar-se melhor nos primeiros obstáculos foi Ricardo Rodrigues que, desta forma, liderava um pelotão ávido por subir na classificação e que tinha como principal perseguidor o mais rápido da manhã Tiago Vaz. Contudo foi situação de pouca duração pois no decorrer da segunda volta Vaz lançou-se para a liderança e nunca mais olhou para trás ganhando segundos preciosos à medida que o tempo se esgotava para completar a prova totalmente isolado e sem concorrência à altura. Pelo segundo posto a monotonia não existiu já que três pilotos não arredaram pé da luta até final, na segunda volta liderados por Rodrigues para de seguida ser Hugo Fonseca a surgir no lugar intermédio do pódio sempre acossado por Rodrigues e por Bruno Peixoto que ia procurando aproveitar qualquer frincha para se intrometer no meio destes. No entanto voltou a ser Rodrigues a superiorizar-se ao lançar o ataque final, a duas voltas do término, para regressar ao segundo posto de onde não mais seria desalojado, terminando na frente de Fonseca e de Peixoto. Incapaz de acompanhar o ritmo dos mais rápidos e a fechar a tabela dos pilotos que terminaram ficaria Filipe Pereira com a quinta marca.
Recuperadas algumas das energias durante o intervalo chegava o momento de dar início à segunda manga e desta vez apenas quatro pilotos responderam à chamada com Tiago Vaz a exercer o domínio inicial das operações começando desde logo a ganhar algum avanço sobre a perseguição e, quando tudo levava a crer que seria mais um triunfo tranquilo, começou a sofrer problemas na roda da sua moto obrigando a uma redução considerável do andamento. Como é obvio esta situação permitiu aos adversários, aos poucos, aproximarem-se de novo do comando e quem mais aproveitou o sucedido foi Bruno Peixoto que, a partir da sexta volta, conseguiu ascender ao primeiro posto de onde não seria mais retirado aproveitando o baixar do ritmo do anterior líder para ganhar uma vantagem substancial concluindo em primeiro totalmente à vontade. Além de ser ultrapassado por Peixoto o comandante inicial Tiago Vaz ainda teve de se precaver da aproximação de Hugo Fonseca que também procurava acompanhar a recuperação de Peixoto para subir mais na tabela, no entanto Vaz defendeu-se da melhor maneira para ser o segundo colocado relegando o piloto local para o último lugar do pódio. Uma vez mais a completar a tabela classificativa, rodando de forma consistente ao longo do tempo, ficaria Filipe Pereira em quarto lugar.
Concluído mais um belo dia de corridas chegava o momento de premiar os pilotos no pódio do evento e, apesar do azar da última manga, Tiago Vaz voltou a ocupar o lugar mais alto do pódio com vantagem sobre Bruno Peixoto e Hugo Fonseca. A fechar a tabela dos pilotos classificados neste dia ficaria Filipe Pereira com o quarto posto e Ricardo Rodrigues com o quinto.
Para os pilotos que queiram continuar a participar nesta classe nos próximos eventos há agora um interregno no calendário para se prepararem da melhor forma já que a próxima corrida está agendada apenas para o mês de Setembro. Com as lutas a serem uma certeza em cada prova será de esperar mais um grande espetáculo de Qx pelo que convidamos todos a estarem presentes a apoiar os pilotos preferidos.
Texto e Fotos: Bikerz Press