Resultados Regional Mx Ribatejo / Nacional Mx 2024 - Cortelha

Resultados Regional Mx Ribatejo / Nacional Mx 2024 - Cortelha

O circuito mundialista da localidade da Cortelha recebe já, este fim de semana, mais um grande...

Resultados Nacional Mx 2024 - Granho

Resultados Nacional Mx 2024 - Granho

A localidade do Granho dá o mote para o que será o ano de 2024 com a realização da ronda...

Resultados Regional Mx Ribatejo / Nacional Mx 2024 - Aveiras De Baixo

Resultados Regional Mx Ribatejo / Nacional Mx 2024 - Aveiras De Baixo

O Campeonato Regional Mx Ribatejo está de regresso às pistas, já este fim de semana, em mais uma...

Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Francisco Pacheco Sem Oposição Na Classe Hobby

Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Francisco Pacheco Sem Oposição Na Classe Hobby

A localidade de Lustosa voltou a ser palco, no passado fim de semana, de uma corrida pontuável...

Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Pedro Rino O Mais Forte Em Elite Após Grande Lutas No

Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Pedro Rino O Mais Forte Em Elite Após Grande Lutas No "Reinado" Do Pró Luís Outeiro

O Complexo Voltas & Rodas, inserido na Quinta da Azenha na localidade de Lustosa, foi palco...

  • Resultados Regional Mx Ribatejo / Nacional Mx 2024 - Cortelha

    Resultados Regional Mx Ribatejo / Nacional Mx 2024 - Cortelha

    27-04-2024
  • Resultados Nacional Mx 2024 - Granho

    Resultados Nacional Mx 2024 - Granho

    13-04-2024
  • Resultados Regional Mx Ribatejo / Nacional Mx 2024 - Aveiras De Baixo

    Resultados Regional Mx Ribatejo / Nacional Mx 2024 - Aveiras De Baixo

    06-04-2024
  • Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Francisco Pacheco Sem Oposição Na Classe Hobby

    Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Francisco Pacheco Sem Oposição Na Classe Hobby

    31-03-2024
  • Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Pedro Rino O Mais Forte Em Elite Após Grande Lutas No

    Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Pedro Rino O Mais Forte Em Elite Após Grande Lutas No...

    30-03-2024

Regulamentos

REGIONAL PENTACONTROL MX

REGIONAL PENTACONTROL RESISTÊNCIAS

TROFÉU REGIONAL QUAD RACE


INSCRIÇÃO 

penta control.png

Apoios

Próxima Prova

Casais Sto. Quintino 11.05.2024 08:00 11 Dias

INFORMAÇÃO

Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Pedro Rino O Mais Forte Em Elite Após Grande Lutas No "Reinado" Do Pró Luís Outeiro

O Complexo Voltas & Rodas, inserido na Quinta da Azenha na localidade de Lustosa, foi palco no passado domingo do início da versão 2024 do Campeonato Regional PentaControl Mx. Um dia de bastante calor acolheu as dezenas de pilotos que se deslocaram até ao norte do nosso país dispostos a lutar pelos melhores lugares nas classes Elite e Pró, com o destaque final a ir para Pedro Rino no primeiro caso e Luís Outeiro no segundo que conseguiram levar a melhor sobre toda a concorrência.

lustosa1 2024-elite 28 lustosa1 2024-pro 47

Com vinte e sete pilotos presentes, divididos pelas classes Elite e Pró, o dia de domingo mostrava-se promissor com vários valores nacionais a “picarem” o ponto com vista a atingir o lugar mais alto do pódio. Depois de concluídas as inscrições e verificações técnicas os pilotos começaram a mostrar as suas qualidades através das sessões de treinos, sendo a cronometrada a mais importante pois iria definir a ordem de entrada para a grelha de partida das corridas da tarde. Sem concorrência à altura Luís Outeiro (#47) começou bem cedo a marcar as melhores voltas aos mil e seiscentos metros de perímetro, deixando o equilíbrio entregue aos restantes oponentes com Pedro Rino (#28) a ser o segundo colocado e melhor Elite, mas a quase 5 segundos de distância do líder. Contudo logo atrás, a menos de uma décima, surgia Tomás Santos (#247) no terceiro posto adiante de Francisco Salgado (#248) e José Feijoó (#396) que eram quarto e quinto em termos globais e segundo e terceiro nos Pró. Abel Carreiro (#81) completava o lote dos Pró presentes com o oitavo lugar, tendo à sua frente os terceiro e quarto elites que eram Dinis Sousa (#69) e Bernardo Pinto (#139) que faz a sua época de estreia nas classes séniores.

lustosa1 2024-elite 247 lustosa1 2024-pro 396

Durante o período de almoço, em que os pilotos tiveram oportunidade de descansar, a organização da prova teve problemas com o sistema de rega o que a obrigou a reduzir o tempo das mangas para 15 minutos mais duas voltas. Dada a ordem de partida para a corrida inaugural Francisco Salgado em Pró e Pedro Rino em Elite eram os mais fortes a sair da primeira curva, mas depressa Luís Outeiro subia na tabela para se instalar no comando das operações nunca mais olhando para trás rumando a uma vitória completamente isolada e incontestável. Bem diferente era a história atrás de si já que Salgado mantinha-se no segundo posto, mas muito pressionado por um grupo composto por Pedro Rino, José Feijoó, Gonçalo Cardoso (#78), Tomás Santos, Dinis Sousa e Abel Carreiro, todos eles a tentar subir ainda mais na tabela, até que na quarta volta Salgado sofria um problema mecânico que o obrigava a abandonar e entregava assim o segundo posto a Rino. Na volta seguinte Santos e Cardoso colavam-se na luta pela vice-liderança, mas com o passar do tempo somente os dois primeiros seguiram juntos ficando com um pequeno avanço sobre o piloto algarvio sem que, no entanto, tenham havido trocas de posições o que ditava que Rino era o segundo em termos globais e melhor Elite adiante de Santos e Cardoso que faziam parte da mesma classe e eram terceiro e quarto globalmente. Nos lugares seguintes as lutas também foram interessantes de seguir com José Feijoó a rodar grande parte do tempo em quinto na frente de outro Pró de nome Abel Carreiro, muito próximos entre si, havendo ainda uma aproximação final por parte de Dinis Sousa que, depois de perder algum tempo com uma queda na fase inicial da prova, acabaria por não conseguir fazer melhor que o sétimo posto e quarto Elite. Em estreia neste Campeonato o jovem Bernardo Pinto teve mais dificuldades para atingir os lugares cimeiros com um mau arranque a deixá-lo a meio da tabela classificativa o que o obrigou a esforço redobrado para recuperar perante as mais potentes máquinas a quatro tempos, conseguindo ainda assim sobrepor-se na última volta a Álvaro Gonçalves (#195) que não iria além do nono posto (sexto Elite). A completar o lote dos dez mais na classe Elite destaque ainda para Luís Rodrigues (#836) em sétimo, Elias Rodrigues (#53) em oitavo, Rúben Neves (#111) em nono e Carlos Gonçalves (#12), que aqui fazia a estreia na classe após ser um dos melhores Promoção em 2023, em décimo.

 lustosa1 2024-elite 78 lustosa1 2024-pro 248

Recuperadas as energias era o momento de dar início à última manga do dia e, desta vez, era Luís Outeiro quem se desenvencilhava melhor das confusões iniciais instalando-se de imediato na liderança da prova, com Pedro Rino a ser novamente o melhor Elite logo atrás no segundo posto. Enquanto Outeiro se ia embora de todo o pelotão Rino ganhava uma margem reduzida sobre os perseguidores que eram comandados por Tomás Santos, até que na terceira volta o piloto da KTM sofria uma pequena queda que permitia ao seu adversário subir na classificação e rodar algum tempo em segundo. No entanto Rino não queria, de forma nenhuma, contentar-se com o último lugar do pódio e depressa retomou à pista em modo ataque para se aproximar novamente do jovem da Gas Gas, começando a exercer pressão que traria frutos quatro voltas depois ao regressar a segundo, embora desta feita tenha sido Santos a não desistir rodando até à bandeira axadrezada na sombra do seu oponente, embora nunca mais tenha conseguido passá-lo. De referir ainda que a luta pelos melhores lugares não se cingiu somente a estes dois pilotos já que, à semelhança da manga inaugural, eram vários os pilotos que rodavam muito próximos na luta pelo pódio. Inicialmente era Dinis Sousa quem surgia em quarto na frente de José Feijoó e Francisco Salgado, mas na quinta volta Sousa e Feijoó sofriam contratempos que os faziam perder tempo entregando de bandeja esse posto a Salgado que parecia ter as operações controladas. Contudo, como é usual, Feijoó não baixou os braços e à medida que o tempo se esgotava aproximou-se novamente do homem da Gas Gas, mas mostrou-se um esforço infrutífero já que as posições não mais se alteraram com Salgado a defender-se bem das investidas. A recuperar de um mau início Gonçalo Cardoso foi subindo aos poucos na tabela para atingir o sexto lugar em termos globais, terceiro em Elite, levando a melhor sobre Dinis Sousa que não mais se conseguiu redimir do desaire inaugural que o deixou bastante atrasado face aos principais adversários, terminando em sétimo por troca com Álvaro Gonçalves (#195) nas últimas voltas. Quanto ao piloto da Kawasaki voltou a mostrar-se muito consistente nas lutas que foi travando ao longo do tempo, superiorizando-se a Luís Rodrigues e Bernardo Pinto que não terminaram muito longe em nono e décimo respetivamente. Referência final para Elias Rodrigues, Rúben Neves e Carlos Gonçalves que voltavam a completar o lote dos dez melhores da classe Elite.

 lustosa1 2024-elite 69 lustosa1 2024-pro 81

Concluído mais um excelente dia de corridas chegava o momento de fazer as contas finais que ditariam a classificação geral da prova e a ordem atual dos respetivos Campeonatos. Começando pela classe Elite, apesar da muita luta que lhe deram, Pedro Rino conseguiu levar a melhor sobre Tomás Santos e Gonçalo Cardoso que o acompanharam no pódio final, cabendo a Dinis Sousa e Álvaro Gonçalves o fecho do top 5. Na classe Pró foi sem qualquer surpresa que Luís Outeiro ocupou o primeiro posto na frente do regular José Feijoó, ficando Francisco Salgado com o terceiro posto em igualdade pontual com Abel Carreiro.

lustosa1 2024-elite 195

Apesar da próxima ronda estar inicialmente agendada para o mês de Maio alguns problemas no Calendário do Nacional de Mx levaram a ajustes no Regional PentaControl. Assim será somente em Vila Cova à Coelheira, no primeiro fim de semana de Junho, que estes pilotos terão a oportunidade de voltar a lutar em pista naquela que será uma estreia desta localidade em termos de Mx num circuito que está a ser totalmente remodelado para proporcionar o melhor espetáculo a quem aí decidir se deslocar. Convidamos todos a estarem presentes, decerto que não darão o tempo como perdido.

 

Texto E Fotos: Bikerz Press