Resultados Nacional Mx 2024 - Granho

Resultados Nacional Mx 2024 - Granho

A localidade do Granho dá o mote para o que será o ano de 2024 com a realização da ronda...

Resultados Regional Mx Ribatejo / Nacional Mx 2024 - Aveiras De Baixo

Resultados Regional Mx Ribatejo / Nacional Mx 2024 - Aveiras De Baixo

O Campeonato Regional Mx Ribatejo está de regresso às pistas, já este fim de semana, em mais uma...

Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Francisco Pacheco Sem Oposição Na Classe Hobby

Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Francisco Pacheco Sem Oposição Na Classe Hobby

A localidade de Lustosa voltou a ser palco, no passado fim de semana, de uma corrida pontuável...

Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Pedro Rino O Mais Forte Em Elite Após Grande Lutas No

Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Pedro Rino O Mais Forte Em Elite Após Grande Lutas No "Reinado" Do Pró Luís Outeiro

O Complexo Voltas & Rodas, inserido na Quinta da Azenha na localidade de Lustosa, foi palco...

Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Francisco Matias Autoritário Face À Concorrência Na Promoção

Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Francisco Matias Autoritário Face À Concorrência Na Promoção

Arrancou no passado fim de semana mais uma edição do Campeonato Regional PentaControl Mx,...

  • Resultados Nacional Mx 2024 - Granho

    Resultados Nacional Mx 2024 - Granho

    13-04-2024
  • Resultados Regional Mx Ribatejo / Nacional Mx 2024 - Aveiras De Baixo

    Resultados Regional Mx Ribatejo / Nacional Mx 2024 - Aveiras De Baixo

    06-04-2024
  • Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Francisco Pacheco Sem Oposição Na Classe Hobby

    Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Francisco Pacheco Sem Oposição Na Classe Hobby

    31-03-2024
  • Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Pedro Rino O Mais Forte Em Elite Após Grande Lutas No

    Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Pedro Rino O Mais Forte Em Elite Após Grande Lutas No...

    30-03-2024
  • Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Francisco Matias Autoritário Face À Concorrência Na Promoção

    Reportagem PentaControl Mx 2024 Lustosa - Francisco Matias Autoritário Face À Concorrência Na...

    29-03-2024

Regulamentos

REGIONAL PENTACONTROL MX

REGIONAL PENTACONTROL RESISTÊNCIAS

TROFÉU REGIONAL QUAD RACE


INSCRIÇÃO 

penta control.png

Apoios

Próxima Prova

Cortelha 28.04.2024 08:00 8 Dias

INFORMAÇÃO

Reportagem Regional PentaControl Resistências 2024 S.João Pesqueira - Filipe Oliveira Domina Nas Motos Em Resistência Pura E Dura

Resistência é a palavra correta para representar o que os pilotos mostraram no passado fim de semana, no arranque do Campeonato Regional PentaControl Resistências 2024, realizado na localidade de São João da Pesqueira. Com as condições meteorológicas a mostrarem-se muito instáveis colocando o circuito em condições bastante difíceis foi uma hora e meia de corrida de luta de onde sobressaiu Filipe Oliveira que começou da melhor forma o ataque ao título que perdeu em 2023 por pouco.

pesqueira1 2024-motos 199

Foram quarenta e nove os pilotos que não se assustaram com a chuva que ia caindo por terras do Douro e marcaram presença no domingo para as respetivas verificações técnicas e sessão de treinos que os permitia tomar conhecimento do circuito e realizar as melhores voltas que ditariam a ordem de entrada para a grelha na parte da tarde. Com alguns dos principais animadores de 2023 presentes coube a Luís Rodrigues (#836), terceiro no Campeonato do ano transacto, realizar a volta mais rápida aos quatro mil metros de perímetro ultrapassando os obstáculos mais rápido que todos os seus oponentes. No entanto Filipe Oliveira (#199) não se mostrava intimidado e menos de duas décimas separavam-no do líder dando mostras que pretendia lutar pelo título que perdeu por muito pouco no passado. Um pouco já mais afastados vários pilotos surgiam na luta pelo terceiro posto cabendo ao segundo membro do clã Rodrigues, de seu nome Paulo (#285), ser o terceiro mais rápido na frente de Vítor Queirós (#140) e Luís Ferreira (#193) que completava o top 5.

pesqueira1 2024-motos 836

Restabelecidas as energias no período do almoço chegava o momento de dar início à luta da tarde e, com o circuito cada vez mais pesado e a chuva a não dar tréguas, a incerteza pairava no ar. Com quarenta e dois pilotos a arrancar a confusão inicial foi grande e, logo após a primeira curva, vários pilotos viam-se envolvidos numa queda que deixava alguns rápidos atrasados face aos seus oponentes. Quem não se deixou intimidar e fugiu a todas estas armadilhas foi Luís Ferreira ao rubricar o holeshot adiante de Paulo Rodrigues e do piloto local Rui Barreleiro (#29), levando assim vantagem na primeira volta que é crucial para manter a visão mais limpa para o resto da prova. Contudo os dominadores da manhã não se queriam deixar ficar e, logo na primeira volta, Filipe Oliveira já surgia no controlo das operações adiante de Ferreira e de Luís Rodrigues que recuperava desde o nono posto até ao pódio naquele momento.

 pesqueira1 2024-motos 193

Enquanto Oliveira aproveitava para ir deixando o resto do pelotão para trás, ganhando segundos preciosos volta após volta que o levaram à primeira vitória do ano de uma forma completamente incontestável, as lutas pelos postos seguintes eram intensas com vários pilotos a trocarem de posição ganhando e cedendo tempo ao longo de todo o trajeto. A ausência de erros neste tipo de condições mostrava-se cada vez mais importante e, a partir da terceira volta, a vice-liderança ficou na posse de Luís Rodrigues para nunca mais a abandonar, ao passo que Luís Ferreira, na mesma altura, perdia bastante tempo para a frente da corrida e baixava para o quinto posto. Com esses erros quem surgia na sua frente eram dois pilotos de nome Paulo com vantagem de Rodrigues (#285) sobre Gonçalves (#372) que mesmo ainda tendo rodado em terceiro acabou por não aguentar o ritmo do adversário. Com o passar do tempo as mexidas iam acontecendo, fruto de erros ou de paragens estratégicas na zona de assistência, mas na frente não havia quem incomodasse Filipe Oliveira pela liderança e Luís Rodrigues pelo segundo posto que assim ficariam na amostragem da bandeira axadrezada. Por outro lado, depois de rodar em terceiro durante bastante tempo, Paulo Rodrigues acabou por ceder face a Luís Ferreira que vinha recuperando aos poucos o tempo perdido inicialmente, apesar de rodar durante bastante tempo sem óculos protetores da muita lama que se ia acumulando no circuito. O seu esforço acabou por ser devidamente recompensado com o último lugar do pódio, ficando na frente de Rui Sousa (#90) que, depois de rodar nos primeiros na primeira volta e de cair até décimo quinto na terceira volta, nunca baixou os braços e lutou volta após volta para subir na tabela conseguindo os seus esforços recompensados com a subida ao quarto posto na última volta por troca com Paulo Rodrigues que acabava assim por não ir além da quinta posição.

 pesqueira1 2024-motos 90

Bastante esforçada foi também a tarefa do piloto que terminou no lugar seguinte, o sexto, já que Celso Moreira, depois de se ver envolvido na confusão da curva inicial e sair nos últimos do pelotão, mostrou que toda a sua experiência neste tipo de eventos dá frutos subindo lugares ao longo de toda a prova cotando-o como um dos mais consistentes em pista. A lutar também pelos lugares cimeiros andou Rui Silva (#89) desde os primeiros segundos e, apesar de surgir em quinto a quatro voltas do final, acabou por sucumbir aos ataques dos oponentes para ser somente sétimo na frente do “visitante” Firmino Salazar (#88), um habitué das provas de Mx e que aqui se estreou na modalidade com um lugar no top 10. Depois de rodar em terceiro na fase inicial da prova Paulo Gonçalves foi perdendo algum do seu fulgor cedendo postos aos adversários para ser somente o nono colocado no final deixando o local Diogo Silva no último lugar do top 10.

pesqueira1 2024-motos 285

Concluída esta primeira prova do ano os pilotos terão um longo período de preparação já que a segunda ronda irá ser realizada somente no mês de Outubro, na localidade de Tarouca, numa jornada que se espera de grande afluência de pilotos e de espetáculo para todos aqueles que aí se queiram deslocar. Entretanto, para quem se queira aventurar noutras modalidades e aproveitar para treinar, S. João da Pesqueira será palco no mês de Março do início do Campeonato Regional PentaControl Mx pelo que convidamos todos a estarem presentes. Até lá, bons treinos.

 

Texto e Fotos: Bikerz Press