Reportagem PentaControl Mx 2023 Valpaços - José Montero Faz Nova Visita Para Dominar Classe Hobby
Após algum tempo de interregno o Regional PentaControl Mx regressou às pistas no passado fim de semana para aquela que foi a quarta etapa do ano. Apesar da ameaça constante de mau tempo a corrida realizou-se sem chuva permitindo aos milhares de espetadores presentes assistir a uma vitória incontestável por parte de José Montero na classe Hobby.
Com vinte pilotos presentes a classe Hobby prometia boas lutas e onde se esperava um bom confronto ibérico com vários espanhóis presentes. No entanto na manhã ainda foi tempo de realizar os treinos à Pista do Cabeço e na sessão cronometrada, a que define a ordem de entrada para as mangas que ditam a classificação geral, o habitué José Montero (#191) não deu qualquer chance à concorrência sendo quase cinco segundos mais rápido que o segundo colocado Victor Guido (#35). Foi aliás um pódio totalmente espanhol já que Ivan Rey (#56) ocupou o terceiro posto deixando os restantes postos para Pedro Azevedo (#829) e Bruno Almeida (#198).
Retemperadas as energias ao almoço era o momento da grelha de partida cair pela primeira vez e, desde aí, não havia dúvidas quem ganharia pois José Montero instalou-se no comando e ganhou distância volta atrás de volta sobre a perseguição de tal modo que somente os três primeiros terminaram na mesma volta. Pelos lugares seguintes a história foi diferente já que se na primeira metade coube a Victor Guido o segundo posto, a partir da sétima passagem pela meta era Ivan Rey que aí se instalava para nunca mais sair até à bandeira de xadrez. Apesar de ultrapassado Guido não baixou os braços e continuou a perseguir o seu oponente embora não tenha conseguido mais subir na classificação. Bem mais complicada foi a tarefa de Pedro Azevedo que, depois de cair no arranque e sair de último, realizou uma espetacular remontada que o levaria ao quarto posto a três voltas do final por troca com Rodrigo Magalhães (#331) que aí rolou grande parte do tempo e que também não aguentou a investida de Tiago Vilaça (#243) que seguia o exemplo do seu colega de equipa Azevedo para subir a quinto nas últimas duas voltas. Magalhães teria assim de se contentar com a sexta posição adiante de Bruno Almeida que, apesar de ainda ter rodado em quarto na fase inicial, não conseguiu suster os adversários concluindo somente em sétimo. Mais atrás um conjunto de pilotos rodavam próximo entre si, mas quem se superiorizou na fase final foi Ângelo Ferreira (#221) em oitavo à frente de João Costa (#422) em nono e Hélder Duarte (#251) em décimo.
Muitos poderiam pensar que a história na segunda manga seria idêntica no que à liderança diz respeito, no entanto enganaram-se redondamente. Ao contrário do que seria de esperar face ao que se viu anteriormente o comando após a primeira volta era pertença de Ivan Rey logo seguido por Bruno Almeida e Rodrigo Magalhães ao passo que José Montero surgia muito recuado após sofrer uma queda no miolo do circuito. A partir desse momento o experiente piloto da Kawasaki passou ao ataque ultrapassando vários pilotos por cada volta e, na quarta passagem pela linha de meta, já olhava para trás controlando todos os seus oponentes. Apesar de nunca ganhar uma distância muito confortável Montero rumou a novo triunfo por terras nacionais, deixando atrás de si Victor Guido que também conseguia recuperar algum tempo face ao resto do pelotão para ser o segundo colocado desde a sétima volta até ao final. Apesar do bom início e da réplica que ainda tentou dar Rey acabaria por ter de se contentar com o último lugar do pódio deixando novamente atrás de si Pedro Azevedo que voltava a ter de se aplicar para subir na classificação após um mau arranque, sem dúvida o seu calcanhar de aquiles nesta prova. Após se ver envolvido em algumas pequenas contendas, com algumas trocas à mistura, Bruno Almeida seria o quinto colocado deixando já a uma distância confortável o sexto classificado Tiago Vilaça. Uma vez mais os grupos iam-se formando nas posições seguintes na busca de subir na tabela e desta feita quem terminava em sétimo era Luís Magalhães (#111) deixando atrás de si Ângelo Ferreira (#221), João Costa (#422) e David Calvelo (#39).
Feitas as contas do dia José Montero ocupou o lugar mais alto do pódio mostrando que, apesar de mais ausente, ainda detém a velocidade do passado enquanto federado, sendo ladeado por outros dois espanhóis, empatados em pontos, com vantagem para Victor Guido adiante de Ivan Rey. Colegas dentro e fora da pista Pedro Azevedo e Tiago Vilaça não quiseram ficar longe entre si e foram o quarto e quinto respetivamente.
Concluída mais esta corrida fica agora a faltar a quinta e última etapa do ano de 2023, no próximo dia 17 de Setembro, representando um regresso à Pista das Oliveiras situada em Paranhos da Beira. Será uma visita à Serra da Estrela que certamente trará muitos pilotos e espetáculo para todos aqueles que aí se queiram deslocar para apoiar os pilotos favoritos. Contamos com todos, não percam.
Texto e Fotos: Bikerz Press