Resultados Regional PentaControl Mx 2023 - Paranhos Da Beira

Resultados Regional PentaControl Mx 2023 - Paranhos Da Beira

Chegamos à hora das decisões. Com todas as classificações ainda por definir o Campeonato Regional...

Resultados Troféu Regional Quadrace 2023 - Paranhos Da Beira

Resultados Troféu Regional Quadrace 2023 - Paranhos Da Beira

Cinco meses exatos foi o tempo que os amantes do Qx tiveram de aguardar para voltar a ver em...

Campeonato Regional PentaControl Mx 2023 - Decisões No Regresso A Paranhos Da Beira

Campeonato Regional PentaControl Mx 2023 - Decisões No Regresso A Paranhos Da Beira

Para quem acompanha o Campeonato Regional PentaControl Mx certamente já ouviu falar da localidade...

Troféu Regional Quadrace 2023 - Paranhos Da Beira Em Estreia No Troféu Quadrace

Troféu Regional Quadrace 2023 - Paranhos Da Beira Em Estreia No Troféu Quadrace

Finalmente o Troféu Regional Quadrace está de volta às pistas, cinco meses depois da sua última...

Reportagem PentaControl Mx 2023 Valpaços - José Montero Faz Nova Visita Para Dominar Classe Hobby

Reportagem PentaControl Mx 2023 Valpaços - José Montero Faz Nova Visita Para Dominar Classe Hobby

Após algum tempo de interregno o Regional PentaControl Mx regressou às pistas no passado fim de...

  • Resultados Regional PentaControl Mx 2023 - Paranhos Da Beira

    Resultados Regional PentaControl Mx 2023 - Paranhos Da Beira

    17-09-2023
  • Resultados Troféu Regional Quadrace 2023 - Paranhos Da Beira

    Resultados Troféu Regional Quadrace 2023 - Paranhos Da Beira

    16-09-2023
  • Campeonato Regional PentaControl Mx 2023 - Decisões No Regresso A Paranhos Da Beira

    Campeonato Regional PentaControl Mx 2023 - Decisões No Regresso A Paranhos Da Beira

    11-09-2023
  • Troféu Regional Quadrace 2023 - Paranhos Da Beira Em Estreia No Troféu Quadrace

    Troféu Regional Quadrace 2023 - Paranhos Da Beira Em Estreia No Troféu Quadrace

    11-09-2023
  • Reportagem PentaControl Mx 2023 Valpaços - José Montero Faz Nova Visita Para Dominar Classe Hobby

    Reportagem PentaControl Mx 2023 Valpaços - José Montero Faz Nova Visita Para Dominar Classe Hobby

    10-09-2023

Regulamentos

REGIONAL PENTACONTROL MX

REGIONAL PENTACONTROL RESISTÊNCIAS

TROFÉU REGIONAL QUAD RACE


INSCRIÇÃO 

penta control.png

Apoios

Próxima Prova

Alqueidão 01.10.2023 08:00 9 Dias

INFORMAÇÃO

Reportagem PentaControl Mx 2023 Valpaços - Daniel Pinto (Pró) E José Feijoo (Elite) Dão Espetáculo Em Valpaços

Valpaços voltou a ser palco de mais uma grande corrida de Mx no passado fim de semana apesar da ameaça de mau tempo que assolou a localidade ao longo do fim de semana. Quarta etapa do ano para o Campeonato Regional PentaControl Mx a Pista do Cabeço apresentou-se em excelentes condições para acolher treze pilotos da classe Elite e um Pró que deram bastante espetáculo ao muito público que aí acorreu sobressaindo no final José Feijoo e Daniel Pinto em cada uma das classes respetivamente.

valpacos1 2023-elite 396

Com S. Pedro a colaborar durante a noite de sábado e o dia de domingo foi possível levar por diante mais uma ronda do Campeonato com os pilotos a entrarem em pista logo pela manhã com as habituais sessões de treinos. Com vários pilotos a mostrarem grandes andamentos e capacidades para lutar pela vitória a tabela de tempos ia alterando constantemente e foi na sua penúltima volta que Pedro Rino (#28) fez a marca que mais ninguém conseguiu bater até ao final deixando o único Pró presente, Daniel Pinto (#259), a mais de meio segundo. A jogar perto de casa José Feijoo (#396) acabaria por ocupar o último lugar do pódio adiante do seu principal rival na temporada, Francisco Salgado (#248), e Alex Almeida (#285).

valpacos1 2023-pro 259

Infelizmente o número de pilotos presentes foi inferior ao usual, muitos assustados pelas notícias de sábado que davam conta do temporal que assolava terras transmontanas, o que levou a que a direção de prova tomasse a decisão de juntar as classes Promoção, Elite e Pró em duas mangas Open procurando assim terminar mais cedo e fugir à intempérie que se aproximava. Assim que foi dada a ordem para o início da primeira manga Daniel Pinto instalou-se no comando das operações levando atrás de si os grandes animadores da classe Elite José Feijoo, Pedro Rino e Francisco Salgado. À medida que o tempo foi passando Daniel Pinto conseguiu uma pequena margem sobre Feijoo que parecia ser o único capaz de acompanhar o piloto Pró, situação que se manteve até que a bandeira de xadrez foi mostrada ao piloto da KTM. Mais para trás Pedro Rino e Francisco Salgado também rodavam isolados entre si, tendo de se contentar com o terceiro e quarto lugar respetivamente. Mais esforçada que o habitual foi a tarefa de Alex Almeida já que uma queda ainda na volta inaugural deixava-o bastante atrasado face ao restante pelotão, no entanto a sua velocidade e tenacidade permitiram-lhe subir na tabela paulatinamente e, na oitava passagem pela linha de meta, já ocupava a quinta posição onde viria a terminar. A estrear-se numa mota a 4 tempos Dinis Sousa (#69) realizaria um arranque junto dos mais fortes e foi-se mantendo em quinto até que viu Almeida o suplantar, tendo assim de se contentar com o sexto posto, mas não sem que tivesse de aplicar. De facto, de visita desde o Algarve pela segunda vez este ano, Gonçalo Cardoso (#78) fazia a sua “pequena” 125 gritar ao longo do traçado recuperando algum do tempo perdido inicialmente e vindo mesmo a acabar praticamente encostado ao piloto da Gas Gas. Mais para trás um trio de pilotos lutava entre si por melhores lugares e, depois de algumas trocas à mistura, Nicolás Vila (#737) viria a instalar-se em oitavo desde a sexta volta conseguindo superiorizar-se a Rúben Neves (#111) e Luís Rodrigues (#836) que não iam além de nono e décimo. Referência ainda para Rúben Peixoto (#524) que neste ano de estreia na Elite foi o décimo colocado da classe.

 valpacos1 2023-elite 28

Retemperadas as energias durante um pequeno intervalo entre corridas chegava o momento de dar início à segunda batalha e, desta feita, quem conseguia realizar o melhor arranque era José Feijoo que colocava a sua “verdinha” na frente de Francisco Salgado, Daniel Pinto e Pedro Rino. Se muitos poderiam pensar que Pinto depressa suplantaria a concorrência e voltaria a impor o seu ritmo então enganaram-se pois Feijoo foi-se mantendo em primeiro embora perseguido de muito perto pelo rival da KTM que à segunda volta já era segundo. Esta situação de corrida manteve-se até quatro voltas do final, momento em que um ataque decisivo do perseguidor fazia as posições inverterem-se até à bandeira de xadrez colocando assim Pinto em primeiro e Feijoo em segundo com cerca de 10 segundos de diferença, um tempo enganador face ao que se passou ao longo da prova. Pelas posições seguintes a incerteza também era grande pois quatro pilotos lutavam pelo último lugar do pódio, embora fosse Pedro Rino que, desde a terceira volta, quem ocupava esse posto defendendo-se constantemente das aproximações dos seus oponentes. Logo atrás Francisco Salgado também se tentava defender de Alex Almeida e Gonçalo Cardoso que, a todo o custo, tentavam subir na tabela classificativa, algo que só acabou por acontecer para Almeida a três voltas do final subindo ao quarto lugar em que acabaria na frente de Salgado e Cardoso. Bem mais à vontade ao longo do tempo esteve Dinis Sousa que não mostrou capacidades para acompanhar quem seguia à sua frente ficando assim em sétimo, relegando Luís Rodrigues e Rúben Neves, uma vez mais envoltos em luta entre si com vantagem para o primeiro, para a oitava e nona marca. Quem desta feita não conseguiu envolver-se nessa luta foi Nicolás Vila que assim teria de se contentar com a décima posição global adiante do regressado Horácio Chaves (#117) que assim conseguia encerrar o top 10 da sua classe.

 valpacos1 2023-elite 285

Terminada mais esta etapa do Regional PentaControl Mx chegava o momento da contabilização geral e, sem surpresas, Daniel Pinto e José Feijoo seriam os primeiro colocados das respetivas classes, Pró e Elite. Quanto a esta última o pódio ficaria completo com Pedro Rino em segundo, Alex Almeida em terceiro, Francisco Salgado em quarto e Gonçalo Cardoso em quinto. Relativamente à classificação atual do Campeonato José Feijoo deu um importante passo rumo ao título detendo agora doze pontos de avanço sobre Francisco Salgado e trinta e cinco sobre Alex Almeida, os únicos que ainda lhe poderão retirar o ceptro. Mais atrás Pedro Rino ocupa atualmente a quarta posição relegando Dinis Sousa para o fecho do top 5.

valpacos1 2023-elite 248

Com tudo por decidir será de esperar muitas lutas na etapa que se segue, já no próximo dia 17 de Setembro, na localidade de Paranhos da Beira que no passado já acolheu rondas deste Campeonato e assim tem um regresso muito aguardado. Trata-se de um evento que arrasta sempre muitas pessoas até à Serra da Estrela pelo que convidamos todos a estarem presentes para vibrarem e puxarem pelos vossos pilotos favoritos pois certamente não darão o tempo como perdido. Contamos convosco.

valpacos1 2023-elite 78

 

Texto e Fotos: Bikerz Press