Reportagem Valpaços – José Montero Foi Rei E Senhor Em Valpaços Na Classe Hobby
O primeiro fim de semana de Setembro fica registado como a data em que o Mx regressou a Valpaços após um interregno desde 2019 por culpa da pandemia do Covid-19, evento inserido como habitualmente nas festas locais e que arraste sempre muito público para vibrar com o Motocross. A classe Hobby esteve uma vez mais presente com uma boa afluência que deu um bom espetáculo ao público.
Com o início da manhã de domingo, já concluída as verificações técnicas, chega sempre o momento de os pilotos tomarem conhecimento do traçado e realizarem as melhores voltas de modo a definir a ordem de entrada para a grelha de partida das corridas. Na sessão cronometrada, a mais importante, ficou logo patente que muito dificilmente alguém conseguiria bater José Montero pois mais de doze segundos separavam este piloto de Diogo Parente, o segundo colocado. Atrás deste e a completar o top 5 ficavam Bruno Pereira, Vítor Novais e Rúben Martins.
Se nos treinos a supremacia de José Montero foi notória na corrida não foi diferente pois somente o segundo colocado conseguiu terminar na mesma volta do vencedor na primeira manga. Assim que se apanhou no comando, o piloto espanhol foi ganhando tempo volta após volta deixando Diogo Parente e Bruno Pereira entretidos na luta pelo segundo posto. Pereira foi quem saiu em segundo da grelha de partida, mas a sua vice-liderança também só durou 2 voltas pois Parente vinha mais rápido e passou de imediato ao ataque ultrapassando o seu oponente e abrindo uma margem confortável que o mantinha a salvo de qualquer ataque. Pereira acabou por também não ter muita preocupação pois o quarto colocado, Vítor Novais, já vinha um pouco atrasado o que o impedia de chegar mais adiante, tendo este ainda de se precaver com a aproximação de Rúben Martins que era obrigado a grande recuperação depois de ser dos últimos na primeira passagem pela meta.
A história da segunda manga não foi muito diferente relativamente aos lugares do pódio pois José Montero voltou a lançar-se para uma cavalgada solitária assim que a grelha de partida baixou, vencendo com mais de um minuto de vantagem sobre o segundo colocado que seria novamente Diogo Parente. Este piloto por sua vez também ganhou avanço sobre quem o perseguia, Bruno Pereira, tendo estes sido segundo e terceiros respetivamente desde a segunda volta quando trocaram de lugar entre si. Apesar do arranque ainda não ter sido dos melhores Rúben Martins conseguiu nesta manga recuperar mais rápido face aos adversários e na quinta volta instalou-se no quarto lugar em que viria a terminar, adiante de Vítor Novais que desta feita não conseguiu ir além da quinta marca.
Em termos gerais a classificação foi simples de realizar pois os lugares foram similares ao verificado durante as mangas. José Montero foi consagrado como o vencedor tendo a companhia no pódio de Diogo Parente e Bruno Pereira, havendo um empate pelo quarto e quinto lugar com vantagem para Rúben Martins sobre Vítor Novais.
O Campeonato Regional PentaControl Mx terá agora uma pequena paragem de duas semanas para no próximo dia 18 regressar às pistas, mais concretamente ao Complexo Motorizado Agostinho Cardoso “Makito” situado em Tarouca para se assistir a mais uma grande corrida e onde a afluência nesta classe costuma ser significativa. O espetáculo certamente não irá faltar pelo que não devem perder.
Texto E Fotos: Bikerz Press