Reportagem S. João Pesqueira – Márcio Ferreira Soma & Segue Nas Pitbikes
O Campeonato Regional PentaControl Mx regressou às pistas no início de Julho para a terceira ronda do ano que se realizou na localidade de S. João da Pesqueira, um regresso ao calendário após interregno de 3 anos originado pela pandemia que assolou o nosso país. Num dia de muito calor a classe Pitbikes voltou a mostrar todas as suas capacidades num traçado com 1.300 metros de extensão e onde pudemos assistir a boas lutas pelas posições cimeiras.
Apesar de haver vários pilotos com andamento para digladiar pala vitória final o ano de 2022 tem assistido a um domínio por parte de Márcio Ferreira. A manhã de S. João da Pesqueira mostrou o mesmo com o piloto da Atomic a levar a melhor na sessão de treinos cronometrados, tendo vantagem sobre os principais adversários que pilotam Bucci, Dinis Teixeira e Carlos Silva. Mais atrás outros dois pilotos que já ocuparam lugares do pódio nas rondas anteriores contentavam-se com o quarto e quinto, respetivamente Hugo Pereira e Leonardo Lopez.
Com o baixar da grelha para a primeira manga os principais animadores da classe colocavam-se logo no comando das operações, cabendo a Márcio Ferreira liderar o pelotão na frente de Carlos Silva e Hugo Pereira. Enquanto que os dois primeiros ganhavam avanço sobre o resto do pelotão Pereira sofria uma queda na segunda volta e afundava-se na classificação, entregando de bandeja o terceiro posto a Dinis Teixeira de onde não mais seria desalojado. Com o passar do tempo Ferreira conseguiu distanciar-se um pouco de Silva e Teixeira, concluindo a corrida com algum à vontade, deixando as lutas para os dois pilotos da Bucci mas sempre com vantagem para Silva. Pelos postos seguintes as lutas foram escassas pois desde a segunda volta que Leonardo Lopez e Pedro Marques foram quarto e quinto respetivamente sem nunca terem visto os seus lugares em perigo. Dividindo por classes esta foi precisamente a classificação da classe 190cc, Duarte Fernandes levou a melhor sobre Leandro Rodrigues nas 140cc, Marco Ferreira vencia os Veteranos e Simão Silva vencia Promoção adiante de Alexandre Ferreira.
O arranque da segunda manga foi totalmente diferente pois uma queda coletiva logo na primeira curva deitou por terra os três primeiro colocados da corrida inaugural. Desta forma quem surgia no comando era Leonardo Lopez logo seguido por Hugo Pereira e Duarte Fernandes, tendo os restantes que se aplicar ao máximo para recuperar o tempo perdido. Contudo a liderança de Lopez apenas duraria 2 voltas pois Márcio Ferreira vinha endiabrado e assim que passou para primeiro não mais olhou para trás e foi gerindo o pequeno avanço que trazia sofre os oponentes até que a bandeira de xadrez foi mostrada. Esta perseguição era novamente movida por Carlos Silva e Dinis Teixeira que na mesma volta que o líder também ultrapassaram Lopez, no entanto quando já estávamos próximo do final Silva tinha alguns problemas que permitiam a Teixeira passar para segundo onde viria a terminar tendo o primeiro que se contentar com o terceiro posto. Apesar do bom arranque Lopez não conseguiu aguentar o ritmo dos primeiros e, a duas voltas do fim, ainda iria sucumbir aos ataques de Hugo Pereira que manteve sempre a pressão para ascender na classificação sendo assim quarto e o seu oponente quinto. Em termos de classes a classificação das 190cc foi idêntica e nas restantes apenas alterou o vencedor da Promoção que desta feita foi Alexandre Ferreira.
Chegada a hora das contas finais por classes, em termos de 140cc o vencedor foi sem surpresa Duarte Fernandes na frente de Leandro Rodrigues, Márcio Ferreira levou a melhor sobre Dinis Teixeira e Carlos Silva que concluíram empatados nas 190cc, um empate na Promoção beneficiou Alexandre Ferreira que venceu Simão Silva e Marco Ferreira voltou a ser o único participante nos Veteranos. Em termos de Campeonato Leandro Rodrigues segue à frente de Duarte Fernandes nas 140cc, Márcio Ferreira, Dinis Teixeira e Hugo Pereira ocupam o pódio das 190cc, Alexandre Ferreira e Simão Silva seguem empatados na Promoção e Marco Ferreira é o único Veterano a aventurar-se nas pistas este ano.
Terminada a primeira metade da época os pilotos têm um pequeno interregno para se prepararem para a quarta ronda. Esta irá realizar-se já no próximo dia 24 de Julho no Complexo Motorizado Agostinho Cardoso “Makito” situado na localidade de Tarouca, um traçado ao gosto da generalidade dos pilotos e que proporciona sempre grandes espetáculos de Mx. Por isso convidamos todos a estarem presentes pois certamente não darão o vosso tempo como perdido.
Texto E Fotos: Bikerz Press