Reportagem S. João Pesqueira – Guilherme Esteves Continua Senda Vitoriosa Na Classe Promoção
Sem muito tempo de descanso o Regional PentaControl Mx regressou às pistas no primeiro fim de semana de Julho para ver cumprida a primeira metade da época. Foi um dia de regresso à localidade de S. João da Pesqueira após um interregno de 3 anos por força da pandemia do Covid-19, onde 24 pilotos da classe Promoção marcaram presença para se enfrentarem num dia onde um dos maiores adversários foi o muito calor que se fez sentir.
Com a realização das sessões de treinos matinais já é possível começar a tirar ilações sobre o que as corridas da tarde nos poderão trazer, contudo S. João da Pesqueira foi uma caixinha de surpresas. Nos treinos cronometrados Guilherme Esteves voltou a mostrar que é o mais forte e que dificilmente alguém o conseguirá tirar do lugar mais alto do pódio, deixando atrás de si o Rookie Dinis Sousa que uma vez mais mostrava grande adaptação à classe sénior levando a melhor sobre Pedro Pacheco, João Silva e o vice-líder da classe Óscar Duarte.
Restabelecidas as forças durante a hora do almoço chegava o momento de se dar início às corridas da tarde. Os arranques de cada corrida são sempre das partes mais emocionantes para todos os que assistem e na primeira manga o mais forte a sair da grelha era Pedro Pacheco logo seguido por Guilherme Esteves e Artur Amorim. Durante as primeiras voltas as posições mantiveram-se inalteradas, mas à terceira passagem pela linha de meta Esteves já vinha no comando das operações de onde não mais seria destronado, ganhando tempo aos perseguidores volta após volta. Também à vontade grande parte do tempo andou Pedro Pacheco ao terminar no segundo posto com uma margem larga sobre o terceiro colocado, o “veterano” Artur Amorim que também não sentiu grandes dificuldades para segurar o último lugar do pódio. Bem diferente foi a história das posições seguintes com Luís Ferreira a ser o primeiro a ocupar o quarto posto para a meio da corrida ser ultrapassado por Dinis Sousa e, um pouco mais tarde, por João Silva, ambos pilotos que não tinham arrancado muito bem, principalmente o piloto da Yamaha. Contudo a garra demonstrada à medida que o tempo passava levou ambos a subir na tabela para, já na segunda parte da corrida, Sousa deitar tudo a perder ao sofrer contratempos que o afundavam na classificação, entregando de bandeja o quarto posto a João Silva e o quinto a Luís Ferreira.
A mostrar que o bom arranque da primeira manga não foi por acaso Pedro Pacheco voltou a fazer das suas e o holeshot para a segunda corrida do dia voltou a ser seu. O piloto da KTM manteve-se na liderança nas primeiras cinco voltas, mas em modo de recuperação vinha Guilherme Esteves que desta feita não teve um bom início. O esforço do piloto da Fantic teve os seus frutos à sexta volta quando subiu a primeiro de onde, mais uma vez, não foi retirado rumando a uma vitória suada, mas merecida. Foi precisamente na sexta volta que Pacheco não só perdeu a liderança como foi relegado para quarto devido a uma pequena queda que o fez perder algum tempo, entregando de bandeja o lugar intermédio do pódio a Artur Amorim e o terceiro a João Silva. Amorim não mais abandonou esse posto, mas não podia relaxar pois Pacheco voltava a recuperar e terminou a corrida totalmente ao ataque, sem nenhuma margem para o seu adversário, na busca de um melhor lugar. Depois de rodar em terceiro por duas voltas João Silva teria de se contentar no final com a quarta marca, deixando já bastante distante em quinto Óscar Duarte, piloto que chegava a esta corrida em segundo no Campeonato, mas que em S. João da Pesqueira não esteve nos seus melhores dias.
Com as duas mangas do dia terminadas era hora de fazer a contabilização final. Sem qualquer surpresa Guilherme Esteves ocuparia o lugar mais alto do pódio à frente de um duo empatado com vantagem para Artur Amorim sobre Pedro Pacheco, cabendo a João Silva o quarto posto e Óscar Duarte o quinto. Em termos de Campeonato Esteves dilatou a sua vantagem para 36 pontos sobre Duarte que por sua vez tem Pedro Pacheco a 3 e Artur Amorim a 5.
Concluída que está a primeira metade do Campeonato é agora hora de os pilotos se preparem para a próxima ronda que acontece já no próximo dia 24 de Julho numa das pistas mais elogiadas, o Complexo Motorizado Agostinho Cardoso “Makito” situado na localidade de Tarouca. Apesar de a classe Promoção ter um líder pontual claro está visto qua são vários os pilotos com capacidades para lutar pelo triunfo pelo que não deverão perder mais essa corrida onde o espetáculo promete.
Texto E Fotos: Bikerz Press