Reportagem Vila Boa Quires – Márcio Ferreira Volta a Dominar Acontecimentos Nas Pitbikes
Vila Boa De Quires voltou a ser ponto de passagem do Campeonato Regional Pitbikes Mx no passado fim de semana, um traçado com 1.600 metros de extensão ligeiramente remodelado face ao ano anterior, onde os 13 pilotos presentes voltaram a mostrar todas as habilidades nas suas motos que mesmo sendo pequenas são capazes de dar muito espetáculo.
À semelhança das outras corridas a manhã de domingo foi reservada para as sessões de treinos de todas as classes e, no caso das Pitbikes, o dominar dos acontecimentos ficou a cargo dos três pilotos que se mostraram mais fortes na primeira corrida do ano. No final da sessão cronometrada o vencedor da ronda inaugural, Márcio Ferreira, foi o mais rápido no circuito nortenho deixando a mais de um segundo Carlos Silva e o colega de equipa deste, Dinis Teixeira. O fechar do top 5 ficou a cargo de Hugo Pereira e Diogo Barbosa que fazia aqui a estreia em 2022.
Assim que foi dada a ordem para o baixar da grelha para a primeira manga Márcio Ferreira e Carlos Silva colocaram-se no comando das operações ganhando uma pequena margem sobre quem os perseguia. No entanto a sorte parece não querer acompanhar o piloto da Bucci pois viu a sua moto avariar a meio da prova, deixando Ferreira completamente só na liderança e a controlar as operações. Com o azar de Silva quem lucrou foi o seu colega de equipa Dinis Teixeira que ganhou o segundo posto em que viria a terminar após uma manga em que rodou sempre isolado. Também a rolar sozinho terminou o terceiro classificado, Hugo Pereira, ele que na fase inicial teve a companhia de Diogo Barbosa e Leonardo Lopez, acabando por se distanciar destes aproveitando alguns erros dos adversários. Apesar dos percalços Lopez ainda seria o quarto colocado adiante de Pedro Marques que nas últimas voltas esteve ao ataque a tentar subir mais na tabela. De referir que nesta manga Duarte Fernandes estreou-se com uma vitória na classe 140cc na frente de Leandro Rodrigues, Marco Ferreira foi o único participante dos Veteranos e Simão Silva venceu a Promoção na frente de Alexandre Ferreira e Bernardo Sousa.
Chegava a hora da segunda manga e, assim que baixou a grelha de partida, Márcio Ferreira voltou a apossar-se do comando das operações adiante de Carlos Silva, Hugo Pereira, Diogo Barbosa e Dinis Teixeira. Os dois pilotos da frente voltaram a adiantar-se da restante concorrência à medida que o tempo passava, mas infelizmente Carlos Silva voltava a ver a sua moto avariar a meio da corrida, cabendo a Márcio Ferreira todas as despesas do comando até final. No entanto não podia abrandar muito pois Dinis Teixeira, depois de arrancar a meio do pelotão, vinha a recuperar e não dava muito descanso ao piloto da Atomic acabando por ficar em segundo lugar. Bem mais à vontade, e depois de ser terceiro na primeira passagem pela linha de meta, acabaria Hugo Pereira no mesmo posto relegando para os postos seguintes Leonardo Lopez e Pedro Marques bem próximos entre si. Na classe 140 Duarte Fernandes repetia o triunfo da primeira manga e Alexandre Ferreira respondia à concorrência para levar a melhor na Promoção. Marco Ferreira continuava a ser o único presente na classe Veteranos.
Terminadas as duas mangas do dia era o momento de fazer as contas finais nas várias classes que compõem as Pitbikes. Na classe principal e que mais pilotos junta, a 190, não houveram surpresas pois Márcio Ferreira, Dinis Teixeira e Hugo Pereira repetiram sempre os mesmos postos sendo primeiro, segundo e terceiro respetivamente., Duarte Fernandes dominou a classe 140 adiante de Leandro Rodrigues, Alexandre Ferreira levou a melhor no empate com Simão Silva na Promoção deixando Bernardo Sousa no último lugar do pódio e Marco Ferreira venceu Veteranos. Em termos de Campeonato Márcio Ferreira domina as 190 na frente de Dinis Teixeira, Leandro Rodrigues comanda Duarte Fernandes nas 140, Alexandre Ferreira e Simão Silva encontram-se empatados no comando da Promoção e Marco Ferreira domina os Veteranos.
O período de descanso para estes pilotos será muito curto pois já este fim de semana, em S. João da Pesqueira, realizar-se-á a terceira corrida do ano num regresso muito aguardado pelas gentes desta localidade do interior do país. O Clube Douro Xtreme tem vindo a tentar melhor as condições do circuito e, apesar de não ter conseguido alterar os obstáculos como estava previsto, melhorou ao colocar novo piso na pista que certamente trará maior tração aos pilotos e mais espetáculo. Tudo está reunido para se assistir a mais uma grande corrida de Mx por isso convidamos todos a estar presentes.
Texto E Fotos: Bikerz Press