Reportagem Vila Boa Quires – Classe Promoção Ao Rubro Com Lutas Do Início Ao Fim
Vila Boa de Quires acolheu no passado fim de semana uma prova pontuável para o Regional PentaControl Mx onde uma grande afluência de pilotos, mais concretamente 37, preencheram o dia de domingo com muitas e boas lutas pelas melhores posições. Num circuito que recebeu algumas alterações face a 2021, os concorrentes tiveram a oportunidade de rolar nos 1.600 metros de extensão que sofreu um desgaste acentuado ao longo do dia obrigando a várias intervenções na tentativa de melhorar as condições do mesmo.
O dia prometia e os principais animadores da corrida inaugural voltavam a estar presentes para dar o melhor de si. Depois de ser o melhor na primeira ronda Guilherme Esteves voltava a colocar toda a concorrência em sentido ao rubricar a melhor volta dos treinos cronometrados, deixando já a uma distância considerável a surpresa do dia de nome Dinis Sousa. Este jovem, que ainda milita na classe 85cc, mas aqui aproveitava para treinar e preparar o futuro, chegou a rodar com o melhor tempo, mas no final foi incapaz de digladiar com o piloto da Fantic. Pedro Azevedo, Óscar Duarte e Tiago Peixoto encabeçavam o grupo seguinte mostrando que teriam de contar com eles para as corridas da tarde.
Concluído o período do almoço e alguns ajustes necessários na pista chegava o momento de se dar início as corridas da tarde. Caída a grelha de partida era Óscar Duarte quem saia melhor e encabeçava o pelotão à saída da primeira curva. No entanto esta liderança foi sol de pouca dura pois após a primeira volta Guilherme Esteves já estava no comando das operações de onde não mais seria desalojado conseguindo mesmo ganhar avanço sobre os perseguidores volta após volta. Menos conseguido foi o arranque de Dinis Sousa que somente a meio da primeira manga é que conseguiu atingir o segundo posto em que terminaria depois de conseguir recuperar e ultrapassar dois dos principais animadores desta classe, Pedro Pacheco e Óscar Duarte. Apesar do bom arranque o piloto da Kawasaki sofreu alguns contratempos no início da corrida e perdeu alguns postos na primeira volta, conseguindo ainda assim levar a melhor sobre Pacheco a 2 voltas do final para ser terceiro adiante do piloto da KTM que, depois de rodar metade da manga no segundo posto, teria de se contentar com o quarto posto. João Silva completaria o top 5 desta primeira corrida do dia recuperando bem após mau arranque.
A segunda manga começou com a liderança de Artur Amorim, piloto que parece ganhar forças nas segundas mangas de corrida tal como havia acontecido em Vila Nova de Paiva, mas à passagem da primeira volta completa ao circuito Guilherme Esteves já estava a comandar as operações deixando toda a concorrência para trás. Amorim ainda se conseguiu manter em segundo durante algum tempo, mas foi perdendo posições com o passar do tempo para alguns pilotos que vinham a recuperar de trás da tabela tendo o piloto da KTM de se contentar com o quinto posto. Bem mais complicada foram as tarefas de Dinis Sousa e Óscar Duarte pois na primeira passagem pela linha de meta surgiam somente a meio da tabela, o primeiro por mau arranque e o segundo devido a uma saída de pista, rodando boa parte do tempo próximos entre si. Estes pilotos aplicaram-se ao máximo e foram subindo na tabela, conseguindo ainda assim atingir o segundo e terceiro lugares respetivamente mostrando que até ao final do ano não os poderão afastar da luta pela vitória. Mais regular andou Tiago Peixoto que viria a terminar em quarto após envolver-se em várias lutas e trocas de posto com a concorrência. Como referido anteriormente o top 5 seria fechado por Artur Amorim.
Terminadas as duas corridas do dia era hora de fazer a contabilidade geral, não havendo qualquer surpresa quanto aos pilotos que ocuparam os lugares do pódio, Guilherme Esteves, Dinis Sousa e Óscar Duarte com o primeiro, segundo e terceiro respetivamente, sendo a regularidade muito importante para encontrar os lugares seguintes com Pedro Pacheco e Tiago Peixoto a encerrar o top 5. Em termos de Campeonato Esteves aproveitou este evento para se distanciar da concorrência tendo agora Óscar Duarte a 16 pontos de diferença e Pedro Pacheco ainda mais longe, a 31. Artur Amorim e Tiago Peixoto ocupam os lugares seguintes sendo seguidos por um grupo de cinco pilotos distanciados por quatro pontos entre si.
Concluída que está esta segunda etapa do ano é hora dos pilotos se prepararem já para o próximo evento que terá lugar este fim de semana em S. João Pesqueira, paragem habitual deste Campeonato e que este ano receberá pequenas alterações nos obstáculos de modo a melhor o espetáculo. Este tem sido sem dúvida um grande ano de Mx pelo que convidamos todos a estarem presentes e a vibrar com todos os pilotos que irão dar o seu melhor ao longo de todo o dia de domingo. As terras do Douro esperam-vos, não faltem.
Texto E Fotos: Bikerz Press