Resultados Nacional Mx 2020 - Lustosa

Resultados Nacional Mx 2020 - Lustosa

Mais de meio ano. Foi este o tempo necessário para voltarmos a ver o espetáculo do Mx de regresso...

Campeonato Regional PentaControl Mx 2020 - Covid19 Obriga Ao Cancelamento

Campeonato Regional PentaControl Mx 2020 - Covid19 Obriga Ao Cancelamento

Infelizmente o ano de 2020 não tem corrido da melhor forma para quem gosta de Mx e, com o surto...

Regional PentaControl Mx Não Escapa Ao Covid-19 - Acertos No Calendário

Regional PentaControl Mx Não Escapa Ao Covid-19 - Acertos No Calendário

Portugal encontra-se em alerta geral e infelizmente o desporto motorizado também não escapa à...

Resultados Regional Mx Ribatejo 2020 - Vargos

Resultados Regional Mx Ribatejo 2020 - Vargos

Estamos de regresso no próximo fim de semana às pistas de motocross para a corrida inaugural do...

Resultados IX Enduro Clube Douro Xtreme - S. João Pesqueira

Resultados IX Enduro Clube Douro Xtreme - S. João Pesqueira

A PentaControl regressa este fim de semana à estrada para o primeiro evento do ano para aquele...

  • Resultados Nacional Mx 2020 - Lustosa

    Resultados Nacional Mx 2020 - Lustosa

    domingo, 20 setembro 2020 08:00
  • Campeonato Regional PentaControl Mx 2020 - Covid19 Obriga Ao Cancelamento

    Campeonato Regional PentaControl Mx 2020 - Covid19 Obriga Ao Cancelamento

    domingo, 24 maio 2020 11:38
  • Regional PentaControl Mx Não Escapa Ao Covid-19 - Acertos No Calendário

    Regional PentaControl Mx Não Escapa Ao Covid-19 - Acertos No Calendário

    sábado, 14 março 2020 11:38
  • Resultados Regional Mx Ribatejo 2020 - Vargos

    Resultados Regional Mx Ribatejo 2020 - Vargos

    sábado, 15 fevereiro 2020 07:00
  • Resultados IX Enduro Clube Douro Xtreme - S. João Pesqueira

    Resultados IX Enduro Clube Douro Xtreme - S. João Pesqueira

    sábado, 08 fevereiro 2020 08:00
penta control.png

Apoios


















Próxima Prova

Alqueidão 04.10.2020 08:00 8 Dias

INFORMAÇÃO

Final Das Regiões 2019 - Resumo Final Da Equipa PentaControl

Coube à bonita Ilha da Madeira acolher, pela primeira vez, a festa de final de ano que junta pilotos dos vários Campeonatos e Troféus regionais realizados em Portugal sob a égide da FMP. Como recordista de vitórias nesta competição a PentaControl partia com grandes aspirações de aumentar o seu currículum e, apesar de no lote dos inscritos os nossos pilotos não serem tendencialmente os mais rápidos a realizar voltas cronometradas em pista, a sua homogeneidade e qualidade nas corridas dava garantias de, em condições normais, se obter um grande lugar coletivo. Sendo assim a PentaControl confiava plenamente em Aleixo Ares e Francisco Marcelo da classe Promoção e João Barcelos e José Montero da classe Elite para tentar levar novamente a nossa equipa ao lugar mais alto do pódio.

 

madeira1 2019-regioes 69 1

JOÃO BARCELOS #69

 

Como é usual no atual figurino da Final das Regiões o dia anterior à corrida é usado para se realizarem as necessárias verificações técnicas e as sessões de treinos livres. À medida que o tempo de ambas as sessões iam passando cada vez ficou mais claro que a estratégia delineada pela PentaControl era a acertada com os quatro pilotos a se colocarem dentro dos dez mais rápidos da primeira sessão e muito próximo disso na segunda. Contudo os tempos iam caindo e era de esperar que no dia seguinte, na sessão cronometrada, o ritmo fosse ainda mais forte e como tal tudo estava em aberto. Infelizmente nem tudo eram boas notícias pois José Montero, numa das suas voltas, sofria um contratempo que o deixava combalido num ombro acabando por ser mesmo observado pela equipa médica que lhe deu o ok para participar apesar das limitações.

 

madeira1 2019-regioes 191 1

JOSÉ MONTERO #191

 

Mas o pior ainda estava para vir. Na manhã do dia da corrida, já durante a sessão de treinos cronometrados quando todos tentavam melhorar os seus tempos, Francisco Marcelo sofreu uma queda aparatosa que o deixou bastante combalido e fora do resto da sessão para tentar melhorar. Contudo as notícias não foram as melhores pois veio-se a confirmar um dedo da mão esquerda partido e, como seria de esperar, o nosso piloto foi aconselhado pelo médico a não participar na corrida. Quanto aos restantes pilotos da equipa tudo faziam para obter os melhores resultados e, apesar de não estarem entre os primeiros, todos ficaram seguidos entre o nono e décimo primeiro lugares.

 

madeira1 2019-regioes 178 1

ALEIXO ARES #178

 

Chegado o momento das corridas a situação da PentaControl era complicado pois sem um dos pilotos a nossa equipa não podia pontuar em termos coletivos. No entanto Marcelo não baixava os braços e ainda mantinha em aberto a sua participação na última manga por forma a termos os dez resultados necessários para a pontuação coletiva. Dada a ordem de partida para a primeira manga os três pilotos ainda em pista mostraram o porquê de terem sido selecionados e, à primeira passagem pela linha de meta, estavam todos colocados dentro dos 7 primeiros. Depois de muitas lutas ao longo da corrida todos os três conseguiam cotar-se dentro dos dez mais o que continuava a deixar tudo em aberto para o final. Para que tenham uma ideia do equilíbrio apenas 6 pontos separavam as cinco equipas participantes.

 

madeira1 2019-regioes 6 1

FRANCISCO MARCELO #6

 

O início da segunda manga voltava a ser bastante promissor com os três pilotos a situarem-se nos dez primeiros o que permitia à PentaControl estar na luta direta pela vitória coletiva. No entanto a sorte não quis nada conosco e, quando decorria a quinta volta, Aleixo Ares sofria um problema mecânico numa altura em que rodava completamente à vontade e deitava por terra toda e qualquer aspiração de obter o quinto triunfo nesta competição. Mesmo assim Barcelos e Montero não baixavam os braços e chegavam ao final bem classificados individualmente.

 

Para a terceira e última manga a PentaControl já se fazia representar pelos quatro pilotos, mas obviamente bastante limitados no que diz respeito à condição física de Marcelo. Ao contrário das mangas anteriores, para além de Barcelos, o inicio não foi dos melhores. Barcelos uma vez mais mostrou muita qualidade ao rodar junto dos mais rápidos ao passo que os restantes procuravam subir na tabela classificativa. Por outro lado Marcelo procurava rolar de forma a pontuar para a equipa até que, na sexta volta, sentiu problemas mecânicos que o obrigaram a abandonar. Posto isto infelizmente também o pódio ficou fora de questão para a PentaControl na classificação das equipas.

 

Feitas as contas finais obviamente que o resultado coletivo não foi o esperado com a PentaControl a não ir além do quarto posto. Por outro lado, em termos individuais, temos a destacar o excelente comportamento dos nossos pilotos, apesar de todos os contratempos, que nunca baixaram os braços até que a bandeira de xadrez era mostrada, ficando João Barcelos com o quinto posto à geral, José Montero o oitavo, Aleixo Ares décimo terceiro apesar da desistência na segunda manga e Francisco Marcelo o décimo nono. Da parte da PentaControl apenas podemos agradecer aos quatro e restante comitiva pelo excelente comportamento demonstrado em pista, pelo empenho que tiveram ao longo de todo o fim de semana e, MAIS IMPORTANTE QUE TUDO O RESTO, o excelente ambiente de amizade e cooperação que existiu em todo o grupo, dentro e fora da pista. 2020 está à porta e esperamos que voltem a participar no Regional PentaControl em busca de novos títulos e, quem sabe, aspirar a novo convite para a Final das Regiões que se irá realizar no Arquipélago dos Açores.

 

Antes de terminar este pequeno resumo temos de destacar também o excelente convívio que existiu entre as várias equipas presentes e agradecer a todos os que de alguma forma ajudaram os nossos pilotos a ultrapassar algumas dificuldades que surgiram, nomeadamente mecânicas, pois este é precisamente o espírito para o qual foi criada esta competição. Como é óbvio não podiamos também de deixar de dar os parabéns à equipa do Troféu Norte Mx composta por pilotos que também participarem no nosso Campeonato e que conseguiram aqui o seu primeiro triunfo na competição, inteiramente merecido, apesar de alguns contratempos que tiveram.

 

Para completar este nosso resumo, um especial agradecimento e os nossos PARABÉNS para duas pessoas muito importantes neste evento, Dércio Gouveia e Ricardo Andrade, representantes do clube CDR Prazeres e CS Marítimo, por conseguirem montar um evento de grande qualidade e, quiçá, o melhor até hoje realizado. MUITO OBRIGADO e, esperamos nós, até breve.