Resultados Nacional Sx 2018 - Lustosa

Resultados Nacional Sx 2018 - Lustosa

O dia 18 de Agosto marca o fim do Campeonato Nacional Sx de 2018, e a localidade de Lustosa será...

Resultados Regional PentaControl Mx / Nacional Infantis A - S. João Loure

Resultados Regional PentaControl Mx / Nacional Infantis A - S. João Loure

Já lá vão 28 anos desde que uma prova federada de Mx visitou a localidade de S. João de Loure,...

Horários S. João Loure - Regional PentaControl Mx + Nacional Infantis A Mx

Horários S. João Loure - Regional PentaControl Mx + Nacional Infantis A Mx

Foram precisos 28 anos para que S. João de Loure, próximo de Aveiro, voltasse a viver as...

Resultados Regional Mx Ribatejo 2018 - Glória Do Ribatejo

Resultados Regional Mx Ribatejo 2018 - Glória Do Ribatejo

Mês e meio volvido e o Campeonato Regional Mx Ribatejo está de regresso às pistas já este fim...

Resultados Nacional Mx 2018 - Carrazeda De Ansiães

Resultados Nacional Mx 2018 - Carrazeda De Ansiães

Eis que o Campeonato Nacional de Mx está de regresso a terras transmontanas e a uma localidade...

  • Resultados Nacional Sx 2018 - Lustosa

    Resultados Nacional Sx 2018 - Lustosa

    sábado, 18 agosto 2018 00:00
  • Resultados Regional PentaControl Mx / Nacional Infantis A - S. João Loure

    Resultados Regional PentaControl Mx / Nacional Infantis A - S. João Loure

    sábado, 14 julho 2018 08:00
  • Horários S. João Loure - Regional PentaControl Mx + Nacional Infantis A Mx

    Horários S. João Loure - Regional PentaControl Mx + Nacional Infantis A Mx

    quinta, 12 julho 2018 00:00
  • Resultados Regional Mx Ribatejo 2018 - Glória Do Ribatejo

    Resultados Regional Mx Ribatejo 2018 - Glória Do Ribatejo

    sábado, 23 junho 2018 07:00
  • Resultados Nacional Mx 2018 - Carrazeda De Ansiães

    Resultados Nacional Mx 2018 - Carrazeda De Ansiães

    domingo, 17 junho 2018 06:00
penta control.png

Apoios


















Próxima Prova

Valpaços 02.09.2018 08:00 11 Dias

INFORMAÇÃO

Reportagem Regional PentaControl Promoção Mx S. João Pesqueira 2018 - João Moura Contra-Ataca E Obtém Pontuação Máxima

No passado dia 13 de Maio coube à localidade de S. João da Pesqueira acolher a segunda prova do ano do Campeonato Regional PentaControl Mx. Depois de um início bastante prometedor em que o equilíbrio foi a nota dominante na classe Promoção aguardava-se com ansiedade esta ronda para verificar quais os pilotos com intuito de participar em todas as provas e competir pelo título final. Foi com agrado que esta terra das encostas do Douro acolheu trinta e três participantes nesta classe que se depararam com um clima ventoso mas onde o sol esteve presente todo o tempo o que dificultava a tarefa da organização em termos de rega.

 

Falando da competição em si, os treinos livres começaram logo a dar a entender quem eram os principais candidatos à vitória, mas as diferenças entre eles eram tão poucas que não se podiam dar prognósticos. Mais difícil se tornava vaticinar o que seria a tarde de corridas ao ver os treinos cronometrados pois se João Moura cilindrava a concorrência com um tempo inferior em dois segundos e meio face à concorrência, apenas quatro décimas de segundo separavam os seguintes quatro pilotos.

 

Depois de cumprido o habitual horário para o almoço chegava a hora de se dar início à primeira de três mangas que iriam compôr as corridas da tarde. E que corrida viria a ser com as trocas de posição a serem uma constante e a prenderem todos os presentes aos desenvolvimentos. Assim que a grelha de partida caiu Pedro Gomes saltava para a liderança da prova com a realização do holeshot, mas o visitante Fàbio Mendes começava desde logo a mostrar a sua qualidade e a experiência que amealhou à bastantes anos no Nacional de Mx passando para o comando ainda na primeira volta. No entanto a tarefa foi tudo menos facilitada pois atrás de si vinham Pedro Gomes, João Moura, André Guimarães, Filipe Souto e Óscar Riobo a tudo fazerem para subir na tabela classificativa. O primeiro a quebrar acabaria por ser Guimarães que perdia algum tempo para os restantes adversários, ao mesmo tempo que Mendes via Pedro Gomes a ultrapassá-lo e a ascender ao primeiro posto. No entanto as perdas não ficariam por aqui pois duas voltas depois era a vez de João Moura subir a segundo e começar logo a pressionar o líder para o ultrapassar na volta seguinte passando desde esse momento a ficar escalonados os dois primeiros postos em que terminariam embora rodassem sempre muito próximos entre si. Quanto a Mendes ainda veria também Filipe Souto passar por si, contudo não baixou os braços e a três voltas do final voltava ao último lugar do pódio em que terminaria à frente de Souto. Para que tenham uma ideia da guerra que foi esta primeira manga basta referir que apenas cinco segundos separaram os quatro primeiro colocados na bandeirada de xadrez. No que diz respeito aos postos seguintes, após instalar-se em quinto à segunda volta, Óscar Riobo teve de se defender dos ataques que eram lançados insistentemente por André Guimarães, Pedro Azevedo e Vitor Novais que, também entre eles, iam por vezes trocando de lugar. Apesar de tudo Riobo conseguia aguentar a concorrência atrás e ser o quinto classificado à frente de André Guimarães que não baixou os braços após o tempo perdido na fase inicial da corrida e, mesmo sendo ultrapassado por oponentes ao longo da prova, foi ripostando e instalou-se no sexto posto em que terminaria quando estávamos a quatro voltas do final. Também a ser ultrapassado algumas vezes mas respondendo sempre da melhor forma este Vitor Novais que seria sétimo colocado após um forcing final que lhe permitia passar Pedro Azevedo a duas voltas do término da corrida deixando assim o piloto da Honda, a sentir problemas de travões na moto, em oitavo. Quem também andou muito próximo entre si ao longo da prova foi Nuno Santinho e Leonardo Dias para serem o nono e décimo classificados respetivamente, eles que arrancaram no meio do pelotão mas que aos poucos foram subindo na classificação conjuntamente e que mostraram capacidades para sonhar ainda em melhores lugares no futuro.

 

Dada a ordem de arranque para a segunda manga Pedro Gomes voltava a lançar-se a alta velocidade para realizar o holeshot e assumir as rédeas da corrida, no entanto João Moura tinha outros planos e à passagem pela linha de meta na primeira volta já comandava e começava de imediato a ganhar uma margem sobre a perseguição que o mantinha a salvo de qualquer investida destes. Mais azar teve um dos animadores da manga inaugural, Fàbio Mendes, que não tinha dos melhores inícios e sentia alguns problemas optando por seguir calmamente até receber a bandeira de xadrez embora no fundo da tabela. Mas regressando ao topo da classificação enquanto Moura ia deixando a concorrência para trás a luta pelos postos seguintes adensava com João Gomes a ser seguido por Pedro Azevedo, André Guimarães, Óscar Riobo e Filipe Souto. Guimarães voltava a ser o primeiro a cometer erros e a quebrar perdendo bastante tempo e posições para os restantes pilotos, deixando assim o restante trio em luta pelo melhor lugar. Pedro Gomes foi conseguindo aguentar as investidas dos oponentes até que, a quatro voltas do fim, Pedro Azevedo conseguia finalmente os seus intentos subindo a segundo por troca com o piloto da Suzuki mantendo-se assim até ao final. Atrás destes também Filipe Souto conseguia a três voltas do término levar a melhor sobre Óscar Riobo para serem quarto e quinto respetivamente, cabendo a André Guimarães o sexto posto depois de se restabelecer do tempo perdido como referido anteriormente. E se pelas primeiras posições a incerteza era uma constante pelos postos seguintes a história não era diferente com várias lutas a sucederem-se à medida que pilotos que tinham arranques menos conseguidos iam subindo na classifcação. Dois desses casos foram Horácio Chaves e Nuno Santinho que, depois de andarem a meio da tabela na primeira volta, aos poucos foram recuperando e passando pilotos para subirem na tabela acabando por se instalar em sétimo e oitavo respetivamente, deixando atrás de si Vitor Novais que, depois de rodar em sexto durante algum tempo, acabou por se atrasar irremediavelmente e não mais conseguiu voltar aos lugares que ocupava. Mesmo assim a nona posição foi sua na frente de Isaac Rodriguez que seria o décimo, lugar que ocupou desde metade da prova e que foi consolidando à medida que o tempo se esgotava.

 

Chegada a hora da terceira e última manga do dia assim que baixou a grelha de partida quem saia na frente era, uma vez mais, Pedro Gomes na sua Suzuki. No entanto à saída da curva tinha já ao seu lado João Moura que tomava logo conta das operações e rumava a mais um triunfo neste dia. Contudo não teve tanta facilidade como na manga anterior pois Gomes vinha no seu encalço bem próximo acompanhado por Filipe Souto e Óscar Riobo que procuravam desta forma amealhar mais pontos que lhes permitisse ascender na classificação final. No entanto, e apesar de andarem sempre juntos, poucas trocas existiram e a exceção foi mesmo a quebra de Souto a três voltas do fim que o faziam perder tempo e um pouco de distância para o oponente, ficando assim definido que Moura seria primeiro, Gomes o segundo, Riobo o terceiro e Souto o quarto. Para além do tempo perdido para quem seguia à sua frente Souto teve ainda de se acautelar com a aproximação de Fábio Mendes que regressava assim às boas prestações e trazia a "reboque" André Guimarães com estes pilotos a serem quinto e sexto respetivamente em todas as voltas de corrida não existindo qualquer troca. Quem também se apresentou a um bom nível e com um ritmo muito consistente foi Isaac Rodriguez ao ser o sétimo colocado durante todo o tempo de prova, deixando atrás de si Horácio Chaves e Nuno Santinho que voltavam a terminar juntos. Destes dois Santinho foi quem mais teve de se aplicar para terminar em nono atrás de Chaves já que na volta inicial era somente décimo sexto ao passo que o seu oponente era décimo primeiro. No entanto desde meio da prova que já seguiam muito próximos entre si mantendo-se assim até ao final da corrida. A encerrar o top 10 desta feita ficou Cláudio Serapicos depois de uma manga em que se envolveu em diversas disputas mas foi-se mantendo consistentemente dentro dos mesmos postos pois variou entre oitavo e décimo ao longo da manga.

 

Terminadas as três emocionantes corridas do dia chegava o momento da contabilização final e João Moura aproveitava este dia da melhor maneira ao vencer destacado a classificação geral, sendo ladeado nos lugares do pódio por Pedro Gomes e Filipe Souto. No que ao Campeonato diz respeito Moura também capitalizou este evento ao máximo ascendendo ao comando com uma vantagem de quinze pontos sobre o anterior líder Filipe Souto. Nas posições seguintes encontramos Pedro Gomes e Óscar Riobo empatados em terceiro e quarto respetivamente, deixando o quinto posto para André Guimarães. Em termos de equipas a Irmalex Moto Súcia comanda o Campeonato tendo atrás de si a Indice One Racing a sete pontos e a Live To Ride a vinte e oito.

 

Tudo concluído nesta prova era o momento de começar a recuperar as energias para a corrida de Tarouca, presente pelo segundo ano consecutivo neste Campeonato com um traçado muito elogiado em 2017, evento este que terá lugar já neste fim de semana, 3 de Maio. Não percam pois o espetáculo decerto não vai faltar.

 

                João Moura - 1º Lugar                                    Pedro Gomes - 2º Lugar                                   Filipe Souto - 3º Lugar

sjpesqueira2 2018-promocao 55 1    sjpesqueira2 2018-promocao 916 1    sjpesqueira2 2018-promocao 39 1

                Óscar Riobo - 4º Lugar                                André Guimarães - 5º Lugar                              Nuno Santinho - 6º Lugar

sjpesqueira2 2018-promocao 247 1    sjpesqueira2 2018-promocao 233 1    sjpesqueira2 2018-promocao 994 1

               Fábio Mendes - 7º Lugar                                Pedro Azevedo - 8º Lugar                               Isaac Rodriguez - 9º Lugar

sjpesqueira2 2018-promocao 71 1     sjpesqueira2 2018-promocao 829 1     sjpesqueira2 2018-promocao 218 1

            Horácio Chaves - 10º Lugar                                Vitor Novais - 11º Lugar                                 Tiago Vilaça - 12º Lugar                           

sjpesqueira2 2018-promocao 117 1     sjpesqueira2 2018-promocao 209 1     sjpesqueira2 2018-promocao 197 1

         Cláudio Serapicos - 13º Lugar                        Francisco Salgueiro - 14º Lugar                             José Pinto - 15º Lugar       

sjpesqueira2 2018-promocao 999 1     sjpesqueira2 2018-promocao 91 1     sjpesqueira2 2018-promocao 272 1

           Dany Domingues - 16º Lugar                          Ricardo Pacheco - 17º Lugar                               João Abreu - 18º Lugar   

sjpesqueira2 2018-promocao 116 1     sjpesqueira2 2018-promocao 63 1     sjpesqueira2 2018-promocao 246 1

             Leonardo Dias - 19º Lugar                              Rafael Gomes - 20º Lugar                                Daniel Cardoso - 21º Lugar   

sjpesqueira2 2018-promocao 324 1     sjpesqueira2 2018-promocao 93 1     sjpesqueira2 2018-promocao 717 1

           Marco Cerqueira - 22º Lugar                             Micael Bruno - 23º Lugar                                  Carlos Sobral - 24º Lugar   

sjpesqueira2 2018-promocao 331 1     sjpesqueira2 2018-promocao 25 1     sjpesqueira2 2018-promocao 123 1

                José Faria - 25º Lugar                                   Paulo Ricardo - 26º Lugar                             Paulo Fernandes - 27º Lugar   

sjpesqueira2 2018-promocao 210 1     sjpesqueira2 2018-promocao 751 1     sjpesqueira2 2018-promocao 23 1

             Filipe Loureiro - 28º Lugar                             Catarina Branco - 29º Lugar                      Dinis Santos - Sem classificação  

sjpesqueira2 2018-promocao 78 1     sjpesqueira2 2018-promocao 348 1    sjpesqueira2 2018-promocao 224 1

     Rúben Carballo - Sem Classificação                 João Oliveira - Sem Classificação                 David Teixeira - Sem classificação  

sjpesqueira2 2018-promocao 341 1    sjpesqueira2 2018-promocao 774 1    sjpesqueira2 2018-promocao 911 1

                   Arranque 1ª Manga                                        Arranque 2ª Manga                                         Arranque 3ª Manga  

sjpesqueira2 2018-promocao arranque 1    sjpesqueira2 2018-promocao arranque 2    sjpesqueira2 2018-promocao arranque 3