Campeonato Regional PentaControl 2019 - Lista De Restrições

Campeonato Regional PentaControl 2019 - Lista De Restrições

O ano de 2018 aproxima-se do seu final e o trabalho para a nova época segue a velocidade de...

Final Das Regiões 2018 - Rescaldo Da Prova Da Equipa PentaControl

Final Das Regiões 2018 - Rescaldo Da Prova Da Equipa PentaControl

Realizou-se este fim de semana a nona edição da Final das Regiões, um evento que junta pilotos...

Final Das Regiões 2018 - Equipa PentaControl Que Tentará Obter O Penta

Final Das Regiões 2018 - Equipa PentaControl Que Tentará Obter O Penta

Cada vez se encontra mais próxima a data para a realização da ansiada Final das Regiões,...

Horários Nelas - Regional PentaControl Mx + Nacional Infantis B Mx

Horários Nelas - Regional PentaControl Mx + Nacional Infantis B Mx

O fim de semana que se avizinha marca o término de dois campeonatos de Mx, o Regional...

Prova De S. João Loure Adiada Para 15 De Julho

Prova De S. João Loure Adiada Para 15 De Julho

Sendo uma estreia no Campeonato Regional PentaControl Mx e inicialmante agendado para o...

  • Campeonato Regional PentaControl 2019 - Lista De Restrições

    Campeonato Regional PentaControl 2019 - Lista De Restrições

    sábado, 15 dezembro 2018 21:52
  • Final Das Regiões 2018 - Rescaldo Da Prova Da Equipa PentaControl

    Final Das Regiões 2018 - Rescaldo Da Prova Da Equipa PentaControl

    terça, 23 outubro 2018 13:18
  • Final Das Regiões 2018 - Equipa PentaControl Que Tentará Obter O Penta

    Final Das Regiões 2018 - Equipa PentaControl Que Tentará Obter O Penta

    terça, 02 outubro 2018 16:32
  • Horários Nelas - Regional PentaControl Mx + Nacional Infantis B Mx

    Horários Nelas - Regional PentaControl Mx + Nacional Infantis B Mx

    quinta, 27 setembro 2018 00:00
  • Prova De S. João Loure Adiada Para 15 De Julho

    Prova De S. João Loure Adiada Para 15 De Julho

    quinta, 14 junho 2018 16:12
penta control.png

Apoios


















Próxima Prova

2019 01.01.2019 08:00 -20 Dias

INFORMAÇÃO

Reportagem Nacional Mx Infantis A Lustosa 2018 - Duarte Pinto Estreia-se No Lugar Mais Alto Do Pódio

Onze jovens pilotos marcaram presença a meio da semana na localidade de Lustosa para se iniciar mais um confronto do Nacional Mx Infantis A naquele que promete ser um grande ano em termos de disputas pela vitória. Depois de um ano de 2017 marcado por um grande domínio Duarte Filipe apresentava-se como o principal candidato ao triunfo, no entanto um problema físico e um lote de pilotos com andamento muito aproximado deixavam tudo em aberto para o que seriam as corridas da tarde.

 

Como habitual a manhã do dia ficou reservada às sessões de treinos para cada classe. Desde a primeira sessão se viu que Duarte Pinto se apresentava em excelente forma rubricando as voltas mais rápidas ao circuito mais curto do Complexo Voltas & Rodas sendo sempre seguido por Simão Severino e Breixo Posada que alternavam no segundo posto nas sessões. Pelo contrário eram notórias as dificuldades de Duarte Filipe em rodar na sua moto o que o deixava bastante atrasado face à concorrência.

 

Dada a ordem de arranque para a primeira manga Guilherme Alves era quem se antecipava e tomava conta das operações enquanto que o dominador da manhã, Duarte Pinto, ficava desde logo atrasado com uma queda na primeira curva da pista. Durante todo o tempo as lutas foram intensas com Alves a levar na sua peugada Simão Severino e Breixo Posada ao passo que Pinto ia recuperando tempo e posições volta após volta. No decorrer da quarta volta Severino passou ao ataque e chegou à liderança da corrida ganhando uma pequena margem sobre a perseguição que continuava a ser movida por Alves e Posada que, desta feita, eram já acompanhados por Pinto que procurava por todas as maneiras ascender ainda mais na tabela classificativa. A três voltas do final foi a vez de Duarte Pinto ganhar vantagem sobre os adversários a ascender ao segundo posto passando numa volta só Breixo Posada e Guilherme Alves, procurando de imediato ir em busca do líder, no entanto tal mostrou-se infrutífero e a classificação para estes quatro primeiro colocados não mais sofreu alterações. No que aos restantes lugares diz respeito Duarte Filipe ainda surgiu em quarto no início da prova, contudo no decorrer da terceira volta baixava dois postos ao ceder perante Duarte Pinto quando este recuperava lugares da queda inicial e também face a Miguel Caridade que não tinha um bom início e perdia assim o comboio dos líderes. Sendo assim Caridade teve de se contentar com o quinto posto final, limitando-se a gerir a distância que trazia de Duarte Filipe que procurava acima de tudo limitar o prejuízo pelo facto de não estar nas melhores condições. Com um andamento muito regularar terminariam nas posições seguintes Rodrigo Mateus e Tiago Nogueira, eles que rodaram quase sempre no mesmo posto e de forma tranquila, assim como Leonardo Silva que fazia aqui a sua estreia neste Campeonato e que aos poucos se ia mostrando cada vez mais à vontade com o circuito. A completar a tabela desta primeira manga ficaria Inês Madanços, uma presença já habitual na modalidade mas que neste dia não parecia se sentir tão à vontade como o demonstrado no ano anterior.

 

O arranque para a segunda manga voltou a ter Guilherme Alves como o mais rápido a atingir a primeira curva e a dominar a primeira volta, no entanto desta feita Duarte Pinto não queria facilitar e na segunda volta era já ele quem vinha em primeiro lugar nunca mais sendo desalojado até que a bandeira axadrezada foi mostrada. O domínio deste piloto foi tal que volta após volta a distância para o segundo colocado foi aumentando cifrando-se no término da prova em mais de quinze segundos. Se o primeiro acabou por ter tarefa fácil já os restantes tiveram uma história diferente pois Simão Severino e Breixo Posada, segundo e terceiro a partir da terceira volta após suplantar Guilherme Alves, rolaram sempre juntos na busca do melhor lugar embora sem que existissem trocas de posição. Esta situação manteve-se até três voltas do fim, momento em que Severino cometeu um erro e permitiu ao espanhol Posada ascender à vice-liderança e obter uma pequena margem que lhe permitia atacar as últimas voltas de forma confortável concluindo assim em segundo e Severino no terceiro posto. Quanto a Guilherme Alves depois de ser ultrapassado pelos adversários sentiu dificuldades em acompanhar o ritmo dos mesmos e, a meio da corrida, ainda teve de se haver com Duarte Filipe que chegou mesmo a subir a quarto a quatro voltas do fim. No entanto Alves não baixou os braços e regressou a esse posto na volta seguinte para não mais o largar, deixando Filipe com o quinto lugar após mais uma corrida muito regular. Abaixo das expetativas andou Miguel Caridade que não conseguiu ir além da sexta posição nesta manga, aliás lugar que lhe pertenceu em todas as voltas, relegando para o lugar seguinte Leonardo Silva que depois de uma manga tranquila em que o sétimo lugar foi seu começa já a mostrar qualidades para no futuro sonhar com lugares mais cimeiros. Também um pouco aquém do mostrado no passado esteve Tiago Nogueira que nesta manga não conseguiu melhor que o oitavo posto na frente de Inês Madanços que melhorava face à primeira ao ser a nona colocada. Rodrigo Mateus sentiu alguns problemas na fase inicial da corrida que o relegaram para o fundo da tabela classificativa, mas nunca baixando os braços ainda terminou a corrida em décimo na frente de Daniel Santos que sentiu algumas dificuldades nesta sua primeira experiência no Mx nacional, ele que tinha cumprido a idade legal para participar apenas dois dias antes desta corrida.

 

Concluída esta primeira prova do ano chegava a hora de fazer as contas finais da prova e do Campeonato, cabendo a Duarte Pinto as honras de ocupar pela primeira vez no Nacional Mx o lugar mais alto do pódio. A ladear este jovem ficaram Simão Severino e Breixo Posada em segundo e terceiro respetivamente, cabendo a Guilherme Alves e Duarte Filipe os postos seguintes.

 

S. João da Pesqueira será a paragem seguinte para esta categoria, a mais jovem dos nacionais de Mx e que muita emoção traz sempre para as pistas e para o público que aí se apresenta. As primeiras indicações foram as melhores com a incerteza a pairar sempre na classificação pelo que será de esperar mais um grande espetáculo em terras do Douro na próxima corrida. Não perca.

 

               Duarte Pinto - 1º Lugar                                 Simão Severino - 2º Lugar                               Breixo Posada - 3º Lugar

lustosa1 2018-ifa 22 1    lustosa1 2018-ifa 17 1    lustosa1 2018-ifa 16 1

            Guilherme Alves - 4º Lugar                                Duarte Filipe - 5º Lugar                                Miguel Caridade - 6º Lugar

lustosa1 2018-ifa 31 1    lustosa1 2018-ifa 12 1    lustosa1 2018-ifa 999 1

             Leonardo Silva - 7º Lugar                               Tiago Nogueira - 8º Lugar                               Rodrigo Mateus - 9º Lugar

lustosa1 2018-ifa 44 1     lustosa1 2018-ifa 19 1     lustosa1 2018-ifa 18 1

             Inês Madanços - 10º Lugar                              Daniel Santos - 11º Lugar                             

lustosa1 2018-ifa 10 1     lustosa1 2018-ifa 223 1